Especialistas Discutem Revitalização do Sistema HVDC da Eletrobras
Na última quarta-feira (17), técnicos da Eletrobras e da CET Brazil reuniram-se na Usina de Itaipu para discutir a revitalização do sistema de transmissão em Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC). A CET Brazil, contratada pela Eletrobras para o projeto, participou de uma visita às instalações da usina e discutiu aspectos técnicos com a equipe de Itaipu.
A revitalização do sistema HVDC é estratégica, permitindo que a energia de Itaipu alcance os principais centros consumidores do Brasil. Durante a reunião, foram abordados temas como a modernização dos equipamentos de interface, ações de controle de emergência, e estudos elétricos para garantir a segurança do sistema.
Além das discussões, a equipe fez uma inspeção no Cubículo de Interface com a subestação Conversora na Subestação Isolada a Gás (GIS) de Itaipu, visando ao planejamento da substituição do painel CIC, essencial para a comunicação entre as subestações de Foz do Iguaçu e da Margem Direita.
O sistema HVDC da Eletrobras, com cerca de 800 km, conecta Foz do Iguaçu (PR) a Ibiúna (SP), convertendo a energia produzida por Itaipu de 50Hz para 60Hz e transmitindo-a para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O convênio de revitalização, com investimento previsto de aproximadamente R$ 2 bilhões, inclui a substituição de componentes principais nas subestações e melhorias nos sistemas de supervisão, proteção e controle. A conclusão da revitalização está prevista para 2026, com operação assistida até 2029.