Especial Setembro Amarelo: nunca minimize a dor de outra pessoa

IMG 20180124 112326 857

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A prevenção do suicídio pede o esforço de todos: família, amigos, colegas de trabalho, educadores, religiosos, profissionais de saúde, políticos e governos.

Leila Herédia, do Centro de Valorização da Vida, diz que qualquer pessoa pode ajudar. Segundo ela, a prevenção do suicídio, ela acontece em rede. Logo é importante se colocar à disposição da pessoa com carinho, com empatia para essa pessoa que está necessitando de apoio.

Converse, acompanhe, busque ajuda profissional e proteja. Preste mais atenção a frases do tipo:  eu quero morrer, vou deixar você em paz, quero dormir e nunca mais acordar.

A psicóloga especialista em saúde da secretaria de estado do Rio Grande do Sul, Cláudia Weyne fala que a gente tem que ouvir o outro e ficar muito atento ao que as pessoas dizem em relação a vida, e nunca minimizar a dor do outro dizendo que isso é bobagem, que não é motivo para acabar com a própria vida. Segundo Weyne, é importante mostrar que tudo pode ser superado.

Ricardo Oliveira, que tentou suicídio duas vezes, hoje faz psicologia e ajuda outras pessoas na ABRATA – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos, cita a Política Nacional de Saúde Mental. Ele reforça que além do tratamento médico e associações a ajuda pode vir de outras formas, se for vencido o preconceito, como palestras, canais no YouTube, o serviço dos CAPs do SUS. Pare ele, às vezes é tanto estigma e preconceito que às vezes ninguém dá a mesma importância que dá a outra patologia clínica.

No início da semana, a gente falou sobre a prevenção ao suicídio na Terceira Idade. Com relação a envelhecer, Rita Martorelli, assistente social e analista do Sesc faz uma reflexão. Segundo ela, todos nós desde que nascemos estamos em processo de envelhecimento. “Quando é a hora da gente pensar no projeto de vida? É agora. Qual é o nosso melhor momento de vida? É agora. As vezes a gente costuma idealizar a infância, a juventude. A infância tem suas questões. A juventude tem suas questões. A ‘adultice’ tem suas questões e a velhice também vai ter.”, afirma a assistente social.

Neste Setembro Amarelo, o tema é “Agir salva vidas”. A iniciativa se estende por todo o mês tendo como data principal o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Então, que tal começar a agir?

Quer ajudar? Precisa de ajuda? Centro de Valorização da Vida no 188 ou site cvv.or.br; SAMU, UPA 24 hora, CAPS.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile