Estiagem no Paraná prejudica a agricultura, saúde e contribui para riscos de incêndio

Estiagem no Paraná: prejudica a agricultura, saúde e contribui para riscos de incêndio

Foto: André Thiago/ Sanepar

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

No começo deste mês de agosto, o Governo do Paraná estendeu a situação de emergência hídrica para todas as cidades paranaenses, medida que antes era válida somente para a região metropolitana de Curitiba (RMC) e Sudoeste. O decreto 8.299/2021 permite que as empresas de saneamento adotem medidas para garantir o abastecimento público, como os rodízios de água. De acordo Agência Nacional de Águas (ANA), essas precauções foram tomadas mediante a observação da situação de escassez quantitativa dos recursos hídricos na região hidrográfica do Paraná, que se estenderá até o mês de novembro de 2021.

Já o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê recipitações abaixo da média do restante do inverno até a primavera, o que já vem acontecendo há dois anos. Segundo o Simepar, grande parte dos mananciais de captação de água no Estado estão em situação de estiagem, alcançando um índice de 31,75%, ou seja, três em cada quatro encontram-se com níveis abaixo do normal. A Sanepar informou que o nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC) está atualmente em 48,88%.

O impacto da seca é preocupante, pois existem várias cidades no Paraná que estão com alerta no abastecimento: Santo Antônio da Platina, Ibaiti e Quatiguá, Siqueira Campos, Carlópolis, Jacarezinho, Goioerê, Iretama, Medianeira, Cascavel, entre outras.

 

Consequências

Sem chuva suficiente há interferência no fornecimento de água para abastecimento público, provocando perdas na agricultura, prejuízos na economia e um aumento na ocorrência de incêndios.

Com o tempo seco também há o aumento dos casos de doenças respiratórias, como a asma, alergias, gripes, resfriados, sinusites, etc.

 

Evite o desperdício, economize água

Fechar a torneira na hora de escovar os dentes; cronometrar o tempo do banho; reaproveitar a água da máquina de lavar ou da chuva para limpar as calçadas; corrigir vazamentos; são algumas atitudes que você pode tomar para racionar água e ajudar o meio ambiente, pois ela é um recurso essencial para a vida de todos.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile