Fique atento na hora da compra do brinquedo do Dia das Crianças

Os brinquedos devem ser escolhidos levando em conta o desenvolvimento de cada faixa de idade, considerando o tamanho das peças e o material de cada brinquedo - Foto: Gabriel Rosa/AEN

Sábado, dia 12 de outubro é o Dia das Crianças e muitas pessoas já estão de olho no presente que vão escolher para os pequenos. Algumas orientações são necessárias sabermos para que a brincadeira não venha a ter transtornos para a família.

Um dos pontos é a classificação por faixa etária. Os brinquedos devem ser escolhidos levando em conta o desenvolvimento de cada faixa de idade, considerando o tamanho das peças e o material de cada brinquedo. “A certificação do Inmetro não é apenas uma formalidade, mas sim uma garantia de segurança para os consumidores. Os pais devem sempre conferir se o produto tem o selo, pois ele assegura que o brinquedo passou por testes rigorosos e asseguro para a faixa etária indicada”, explica o diretor de metrologia e qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), Gabriel Perazza.

A atenção deve ser redobrada e buscar sempre brinquedos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro é o que atesta que o produto foi testado e aprovado para uso das crianças.

Segurança para comprar

O gerente de fiscalização do Ipem-PR, Adriano Carvalho comenta que uma das diretrizes, por exemplo, diz respeito à resistência dos produtos. “Os brinquedos devem conseguir suportar quedas, puxões, torções e outras ações comuns que uma criança pode realizar durante o uso, sem sofrer danos estruturais que comprometam a segurança”, destaca.

O selo também garante que o brinquedo não tem substâncias perigosas à saúde, como elementos tóxicos ou radioativos, por exemplo, e não representam riscos de incêndio ou danos mecânicos. A certificação também atesta que os brinquedos são fabricados com um nível de pressão sonora dentro dos limites aceitáveis, que evitam danos à audição das crianças.

As embalagens dos brinquedos também mostram a idade indicada para cada produto. Elas consideram o desenvolvimento motor de cada faixa etária, suas habilidades e comportamentos frequentes.

Fiscalização

O Ipem-PR faz ações de fiscalização para garantir que os brinquedos e itens estão sendo comercializados dentro das regras e verificam a presença dos selos do Inmetro e a autenticidade dos registros dos objetos.

O instituto também conduz fiscalizações técnicas com ensaios de campo para verificar se as diretrizes do Inmetro estão sendo cumpridas e se chegam ao consumidor final atendendo a todos os requisitos técnicos.

Sair da versão mobile