Como a Defesa Civil havia alertado, uma forte chuva atingiu Maringá na noite deste sábado, 1º novembro. Na verdade, desde a manhã o tempo estava carregado, com aguaceiro ao longo do dia. Mas a partir de 21h, o tempo fechou de vez na Cidade Canção, com rajadas de vento, água torrencial e trovões.
A precipitação acumulada às 22h deste sábado é de 24.4 mm, conforme atualização do Simepar.
Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199 ou (44) 99103-8319.
A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site www.copel.com e pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz;
O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.

Distrito de Marialva
Em Marialva, cidade da região de Maringá, um forte temporal atingiu neste sábado o distrito de São Miguel do Cambuí. Moradores relataram chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo, que provocaram danos em telhados e plantações.
A prefeita Flávia Cheroni acompanha pessoalmente os trabalhos e lamentou os estragos causados pela força da natureza. “Nos solidarizamos com cada morador atingido. Estamos com nossas equipes em campo desde os primeiros chamados para garantir o suporte necessário, restabelecer a normalidade e acolher quem mais precisa neste momento”, afirmou.
Cheroni determinou o acionamento das equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil para atendimento imediato à população. O levantamento dos estragos ainda está sendo feito.
De acordo com informações preliminares, as equipes estão mobilizadas em diferentes pontos do distrito para prestar auxílio emergencial.
De acordo com a Defesa Civil, as ações de vistoria e assistência seguem durante a noite e também neste domingo, com o objetivo de identificar todos os danos e priorizar os atendimentos emergenciais.
Em caso de urgência, a orientação é acionar o 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Tempo
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os índices de instabilidades seguem bastante elevados nesta noite nas diversas regiões do Paraná. Áreas de instabilidades seguem atuando nas diversas regiões, com pancadas de chuva acompanhadas de muitas descargas elétricas e ventos com intensidades moderadas a fortes. Também foram registradas em diversas localidades a ocorrência de granizos.
Domingo e segunda-feira
Os índices de instabilidades seguem elevados neste domingo nas regiões paranaenses. Entre a madrugada e a manhã, as condições seguem elevadas para chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas e possibilidades para vento moderados a fortes. Ao longo do dia, a instabilidade avança para SP, mas ainda há previsão de chuvas principalmente nas áreas mais ao norte e leste do estado. No decorrer do período, as temperaturas não apresentam grandes elevações, chegando a casa dos 26-27 ºC no oeste e noroeste.
Na segunda-feira, entre a madrugada e manhã, as condições seguem favoráveis para chuvas fortes entre as regiões noroeste, norte e centro do estado. A partir do final da manhã e começo da tarde, as áreas de chuva se concentram mais nos setores mais a leste do estado, porém com menor intensidade. No oeste e sudoeste, o sol aparece entre nuvens e não se descarta alguma chuva isolada durante o dia. À tarde, as temperaturas chegam aos 30 ºC no setor oeste.


