A Defesa Civil da Bahia informou na segunda-feira (27) que foram registradas 20 mortes de pessoas após as fortes chuvas que atingiram a região sul do estado nas últimas semanas. De acordo com o órgão, cerca de 31,4 mil pessoas estão desabrigadas (pessoas que não possuem mais moradia) e desalojadas (pessoas que não conseguem acessar suas casas). As chuvas afetaram 116 municípios no estado, sendo que 100 deles estão em situação de emergência. O número de pessoas afetadas pela tragédia subiu de 430 mil para 470 mil, segundo a Defesa Civil.
Os dois óbitos mais recentes foram registrados pelas autoridades em Itabuna, onde Maria das Neves Souza dos Santos, 33 anos, foi vítima de desabamento e Felipe Duarte Garcia, 21 anos, foi levado pela correnteza. Segundo o portal Climatempo, ainda há previsão de chuva para esta terça-feira (28) para a região.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou um decreto no domingo (26) válido por 90 dias a partir da data de sua publicação, autorizando todos os órgãos do Estado a auxiliarem as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.
O Governo Federal disse ter aplicado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional nos esforços para atender a população atingida. Na segunda-feira, o governo da Bahia divulgou também a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil e com juro zero, para recuperar estabelecimentos comerciais prejudicados.