Frio bate o recorde do ano em mais de 26 municípios paranaenses

Frio bate o recorde do ano em mais de 26 municípios paranaenses

Foto: AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A onda de frio intenso que se instalou no Sul do Brasil desde o dia 27 de julho, de origem polar, abrangendo os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realmente chegou forte com chuvas em várias regiões, resultando em geadas e também neve nas áreas mais altas das Serras Gaúcha e Catarinense, no entanto não podemos considerá-la como a maior onda de frio do século, onde diziam que as temperaturas poderiam ficar abaixo de -15º C.

Na quarta-feira (28) as baixas temperaturas realmente resultaram em neve na Serra Gaúcha e também flocos de neve em Santa Catarina. Muitos moradores e turistas aproveitaram o fenômeno para usar a imaginação e brincar na neve. A cidade de Vacaria (RS) registrou a temperatura mínima de -7,2º C. Já em Urupema (SC) a menor temperatura chegou a -8,9º C, sendo considerada o recorde de 2021.

Gramado, Rio Grande do Sul – Foto: Jaqueline Pessoa da Silva

De acordo com o Climatempo, muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio foi a persistência de dias consecutivos com temperaturas baixas. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta laranja para o Paraná, no começo da semana, revelando declínio de temperatura com risco à saúde. As cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Loanda, Londrina, Ponta Grossa, Toledo, Palotina, Telêmaco Borba, entre outras, bateram recorde de frio nesta última semana, no período entre 27 a 31 de julho. E a menor temperatura do Estado foi na cidade de Palmas, com -4,5º C e sensação térmica de -10º C.

Em Maringá, o prefeito Ulisses Maia, criou uma força-tarefa no dia 26 de julho, na Vila Olímpica, que virou local de abrigo, oferecendo cobertores, acolchoados, agasalhos e alimentação para acolher pessoas em situação de rua e também os animais que os acompanham ou que estão abandonados, devido à queda brusca de temperatura. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, nos três primeiros dias de abordagem da força-tarefa foram acolhidos 548 moradores em situação de rua, sendo que alguns procuraram o abrigo de forma espontânea.

Além da Vila Olímpica, o atendimento também é realizado no Albergue Santa Luiza de Marillac, Coração Eucarístico, e o Portal da Inclusão e as pessoas acolhidas recebem também oferta de banho, vestuário e kit higiene. Foram oferecidos cobertores para aqueles que optaram por permanecer nas ruas. A temperatura mínima registrada em Maringá nesta última semana foi de 0,6º C com sensação térmica de -1º C.

 

Previsão do tempo para o final de semana

Segundo informações do Simepar, há alerta geada para esse final de semana, com áreas de instabilidade no Sul do Paraná. E a partir de domingo o centro da massa de ar frio e seco se afasta para o Oceano Atlântico, com isso o frio rigoroso perderá força em todo o Estado. A Cidade Canção registrou nesse sábado (31) a temperatura mínima de 5º C com previsão de máxima de 20º C a partir das 11h. Para o domingo a temperatura mínima será de 11º C com máxima de 24º C.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile