Na segunda-feira (5) o INSS publicou portaria no Diário Oficial da União (Dou) prevendo a possibilidade dos beneficiários a partir de 80 anos, e também aqueles que possuem dificuldades de locomoção, agendarem a visita de um representante do instituto para fazer a prova de vida em suas casas.
*Obs: o serviço para idosos a partir de 80 anos deverá ser solicitado via requerimento.
A prova de vida domiciliar beneficiará aposentados e pensionistas que não tem procurador ou representante legal cadastrado.
Segundo a portaria 1.321, o requerimento poderá ser solicitado pela central 135; pelo aplicativo Meu INSS e pelos canais a serem disponibilizados pelo INSS, sem cadastramento de procuração ou do comparecimento do beneficiário.
- Os beneficiários com dificuldades de locomoção deverão anexar atestado ou declaração médica como cumprimento da documentação comprovatória e selecionar a opção: Solicitar prova de vida – dificuldade de locomoção (PVIDADIFLO), para receber o atendimento à distância, de forma prioritária e emergencial.
- O atendimento para os idosos a partir de 80 anos também será realizado de forma prioritária e emergencial. Basta escolher no menu “Solicitar prova de vida – maior de 80 anos” (PVIDAIDOSO) e depois selecionar a segunda função “Pesquisa externa – prova de vida” (PEXPROVIDA).
Em caso de dúvidas, você também pode ligar para o 135 no horário das 07h às 22h (de segunda-feira a sábado) ou nos canais de atendimento Meu INSS por meio do link https://meu.inss.gov.br/central/#/login ou aplicativo Meu INSS nas plataformas Play store ou App store.