A secretaria-executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, instituído pelo Decreto nº 9.906, de 9 de julho de 2009, torna público o Edital nº 03/2022, que vai premiar iniciativas de entidades públicas e privadas e de indivíduos que tenham notória atuação na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência.
Poderão concorrer à 2ª edição do prêmio órgãos e entidades da Administração Pública, de natureza pública ou privada, empresas privadas, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos cadastradas na Plataforma do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, e empresas privadas.
Não poderão concorrer à 2ª edição do prêmio os premiados da 1ª edição.
Para fazer a inscrição é preciso estar logado na Plataforma do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante o preenchimento de formulário eletrônico, disponibilizado neste endereço, até 23 de setembro.
O regulamento completo poderá ser acessado através deste link: https://www.gov.br/patriavoluntaria/dynamic-page/122.
De acordo com a secretária-executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Pollyana de Freitas Andrade Miguel, esta segunda edição do Prêmio de Acessibilidade vai reconhecer iniciativas que promovem acessibilidade para pessoas com deficiência em três categorias: esporte, educação, cultura e arte e empregabilidade.
“O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, mais uma vez, reconhece pessoas e instituições que oferecem aos PCD ‘s a acessibilidade. Neste ano, as categorias estão voltadas para as atividades esportivas, culturais e que dão a oportunidades no mercado de trabalho. Isso tudo é muito grandioso, pois, além de apresentar à sociedade projetos efetivos de acessibilidade, vamos incentivar toda a população a criar outras iniciativas e ter um olhar mais focado na inclusão”, declara Pollyana.
O que é o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado
Instituído em 9 de julho de 2019, por meio do Decreto nº 9.906, o Programa é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. O objetivo do programa é fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado, além de incentivar o engajamento social.