Live Inova Agro aborda tendências e oportunidades no agronegócio

graos editada

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Sebrae/PR e a Sociedade Rural de Maringá (SRM) realizam, nesta quinta-feira (22), mais uma ação do Projeto Inova Agro, iniciado em 2020. Trata-se de uma live em que serão abordadas as macrotendências do agronegócio e as oportunidades de mercado para agricultores e outros empreendedores interessados no setor. Para participar, basta acessar o canal da SRM no Youtube, a partir das 19 horas.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, explica que o projeto surgiu com o objetivo de oferecer informações sobre mercados, lacunas nas produções e agregação de valores por meio da cooperação entre produtores, empresas e instituições regionais e estaduais. “O principal ponto que buscamos tratar é a destinação dos produtos para os mercados consumidores”, diz.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches, os segmentos potenciais incluem, especialmente na região de Maringá, gardens e a cadeia de fruticultura, carnes especiais e hortaliças, entre outros. “É possível olhar além da produção em si. Podem ser explorados a cultura e o turismo em torno desses produtos, por exemplo. Há oportunidades para empreendedores de diversos perfis”, comenta.

A programação terá a participação de Geórgia Franco de Souza, proprietária da premiada cafeteria Lucca Cafés Especiais, de Curitiba. A empreendedora, que acompanha as produções de café em uma parceria com produtores de cafés com Indicação Geográfica e realiza o processo de torra, chegando ao consumidor final, vai contar sua experiência à frente da empresa.

“Invista em capacitação, planeje e projete depois de ter domínio do assunto. É preciso ter foco e não desviar dos objetivos, mas ao mesmo tempo é necessário ter flexibilidade e não se dobrar às dificuldades. Além disso, seguir modelos profissionais que venceram e não ter medo de compartilhar conhecimento”, aconselha a empresária.

Divanildo Carvalho Junior, da Trilhas do Trigo, falará sobre a qualidade do trigo paranaense e diferenciais de farinhas segmentadas para a produção de pães de fermentação natural, a exemplo do Projeto Trigo de Origem, da Moageira Irati.

Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ginseng de Querência do Norte (Aspag), Misael Jefferson Nobre compartilhará a rotina da produção do ginseng, que conta com agricultores em assentamento de reforma agrária e que alcança os povos e comunidades dos ilhéus do Rio Paraná. Em busca da Indicação Geográfica, atualmente os produtores já exportam o produto para o Japão e negociam com a China.

O evento terá ainda a participação do presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz. Ele falará sobre produtos que têm espaço na Ceasa e sobre demandas internacionais. E da coordenadora de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, que vai tratar das oportunidades que o mercado oferece com base na demanda de atendimento recebida pela instituição.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile