Segue internado em Porto Alegre (RS) em estado grave, o escritor e cronista Luis Fernando Veríssimo, criador de O Analista de Bagé e de Comédias da Vida Privada.
O boletim médico divulgado no final da manhã desta segunda-feira, 18, pelo Hospital Moinhos de Vento, reafirma que o escritor está na UTI e recebendo as medidas de suporte necessárias.
Verissimo foi internado há uma semana e sua situação se agravou neste domingo. O escritor de 88 anos enfrenta um quadro de pneumonia.
O escritor apresentou outros problemas de saúde nos últimos anos. Em janeiro de 2021, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na ocasião, estava em sua casa, em Porto Alegre, e escrevia uma crônica a respeito dos Estados Unidos para o jornal O Globo.
Optou por terminá-la no dia seguinte, mas passou mal durante a madrugada e foi levado a um hospital, onde se constatou o problema de saúde. Àquela época, o autor vinha em recuperação de uma cirurgia na mandíbula em novembro de 2020, poucos meses antes.
O AVC afetou uma parte cognitiva de seu cérebro, dificultando a ordenação de seus pensamentos, ainda que compreendesse o que se passava ao redor. Desde então, passou por uma recuperação lenta e gradual e também por alguns fatos inusitados – como a sua maior facilidade para se comunicar em inglês, língua que se tornou fluente por conta da infância nos EUA.
Veja também