A Itaipu Binacional está participando do Fórum Mundial da Água (WWF – World Water Forum), maior evento global do mundo sobre o tema, em Bali, na Indonésia. O evento que ocorre desde 1997 a cada três anos, (a Itaipu está participando a partir de 2006) começou sábado, 18 e prossegue até o dia 25.
Representando a Itaipu, estão o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e um grupo de empregados e empregadas das margens brasileira e paraguaia da usina para compartilhar as boas práticas na conservação da água.
O Fórum visa propor soluções para problemas relacionados às questões hídricas. O objetivo é trabalhar na execução de uma agenda e objetivos globais em torno da gestão sustentável dos recursos hídricos.
Para Carboni, o WWF é uma grande oportunidade para a usina mostrar para o mundo que é possível conciliar geração de energia limpa e renovável com a preservação do meio ambiente e preocupação com o bem-estar da população. “Itaipu é exemplo da união de esforços para alcançar resultados mais efetivos, adaptação de tecnologias globais para uso local e investimentos para o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas”, destaca.
Agenda da Itaipu Binacional no evento 2024:
Hoje, 20, o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, participou da abertura da feira e do Pavilhão Latino-Americano, onde fez apresentação sobre a usina.
Amanhã, 21, às 10h20, a Itaipu participa da plenária “Inovação em produção de dados”, com Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório da Itaipu. No mesmo dia, às 13h, Newmar Wegner, do PTI, participa do diálogo “Impulsionando o compartilhamento e a governança de dados”.
Já às 17h, no Pavilhão Latino-Americano, Carlos Carboni representa a Itaipu na cerimônia de instalação do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), entre outras instituições.
Na quarta-feira, 22, a Itaipu será representada pelo diretor de Coordenação na plenária “Acelerando o progresso do ODS6 (Água potável e saneamento) – Monitoramento do ODS6 e PSS-ODS.
Na quinta-feira, 23, a mesa-redonda “Água Potável: desafio para comunidades vulneráveis na América Latina” será moderada por Simone Benassi, da Divisão de Reservatório da Itaipu. A mesa será composta pelo diretor de Coordenação, que falará sobre o Programa Itaipu Mais que Energia; Edith Paredes, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA; e Viviane Luiza, secretária do Estado da Cidadania (MS).
Às 10h30 está prevista a mesa-redonda “Pesquisa e Gestão para Segurança Hídrica”. A moderação será feita por Cláudia Lima, do Ministério de Minas e Energia, e participam Lucas Garcia, da Divisão de Apoio Operacional da Diretoria de Coordenação da Itaipu; Ximena Lacués Parodi, do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai; e Santiago Gómez Molina, do Colombia Anteagroup.
Às 13h30, haverá o diálogo “Segurança Hídrica num Futuro Incerto: Gestão Integrada de Recursos Hídricos e os Impactos das Mudanças Climáticas”, com moderação da assessora da ANA, Gisela Forattini, e participação do diretor Carlos Carboni.
Na sexta-feira, 24, acontece a sessão “Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços”, com a participação de dois profissionais de Itaipu: o brasileiro Celso Buglione e o paraguaio Daniel Vazquez, das Divisões de Reservatório de ambas as margens da Itaipu. Eles falarão sobre a gestão binacional do reservatório e da pesca como atividade econômica.
Das 11h30 às 12h30, acontece a sessão “Água, sociedade e mudanças climáticas”, com abertura e moderação do empregado de Itaipu Luiz Maldonado, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos, e apresentação de Moacir Schmengler, do PTI. Dentro da programação haverá, ainda, palestra do diretor de Coordenação, seguida de debates.