Manual de Libras da Federal do Piauí facilita o ensino da Ciência para surdos em todo o Brasil

O Manual de Libras para o ensino de ciências está disponível na internet gratuitamente

O manual de Libras para ensino da ciência, elaborado por uma equipe da Universidade Federal do Piauí, está disponível gratuitamente na internet Foto: Reprodução

Cinco anos após sua publicação, o manual criado por um grupo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para ajudar estudantes surdos nas escolas tem sua versão PDF cada vez mais baixada em todo o Brasil, enquanto professores, familiares e a comunidade surda elogia o material, sua qualidade e importância.

O Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano é uma publicação digital que contém ilustrações e uma linguagem adaptada em libras.

Manuais desse tipo não existiam no Brasil e devem auxiliar professores durante aulas ministradas a alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral. Além de proporcionar uma educação de qualidade e acessível ao aluno surdo – desde o ensino fundamental, médio e superior, o material pode ser usado também pelas famílias e amigos de pessoas surdas. E está disponível gratuitamente. Basta o interessado acessar o material clicando neste link.

 

Tudo que é inédito dá trabalho

A produção do livro foi baseada em livros didáticos utilizados na rede pública de ensino do Piauí. Após realizada uma leitura criteriosa em todos os livros do oitavo ano do ensino fundamental utilizados pela rede pública de ensino, foram selecionados os conteúdos que seriam abordados no livro a ser produzido.

As ilustrações facilitar a explicação ao aluno Foto: Reprodução

 

Posteriormente, palavras chaves que iriam servir de conexão entre os assuntos foram selecionadas, e uma busca, para saber se existiam sinais em libras para as palavras selecionadas, foi realizada.

Vale ressaltar que base de dados especializadas em libras ainda são escassas no Brasil. Desse modo, foi preciso realizar pesquisas no “Google”, “YouTube” e artigos científicos. Após a verificação das palavras, um glossário foi montado com as palavras que já tinha sinais registrados e as palavras que não tinha sinais registrados. Em seguida, surdos e interpretes criaram sinais para as palavras que não possuíam sinais, e, posteriormente, os sinais foram fotografados.

Em seguida, as fotos foram editadas e organizadas em seus respectivos capítulos. É importante ressaltar que o manual descreve o significada de cada palavra, e contextualiza todo o conteúdo abordado para que haja uma melhor compreensão do aluno que for utilizar como material de estudos.

 

Veja também

Sair da versão mobile