Desde 2005 no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a 3º sargento Melania Cristine Giraldi foi uma das primeiras mulheres a entrar na instituição e com o passar dos anos, várias formações, ela atua em todas as frentes, seja operações em terra, no mar e no ar.
Melania tem 37 anos e sua preferência é o ambiente aquático. “Me apaixonei pelo mar na primeira travessia que realizei na semana aquática da Escola de Formação. O serviço de resgate aquático sempre foi minha paixão. Procuro participar todos os anos da Operação Verão, dos Simpósios de Prevenção Aquática e dos Campeonatos de Salvamento”, expõe.
Recentemente a sargento que atualmente está em Cascavel, realizou um sonho e foi a primeira mulher, bombeira militar do Paraná a fazer o Curso de Capacitação de Operador Aerotático (COpAer) que consiste em multifinções, uma delas o resgate com apoio de Aeronave. Para conseguir essa vaga, Melania se preparou durante dois anos para o concurso e curso de formação.
Embora a sargento tenha a área que lhe atrai mais, ela também já fez cursos de capacitação como socorrista, guarda-vidas, mergulhadora, condutora de veículos e combate a incêndios, trabalhando e tendo grandes experiências em cada uma. “Você precisa saber o que e como as outras funções serão executadas e se você terá competência para realizá-las. Como superior, você precisa saber na prática cada função”.