Milhões de condutores poderão atualizar a foto da CNH pelo celular; veja como

Medida foi anunciada nesta segunda-feira, 11, pelo governador Ratinho Junior - Jonathan Campos/AEN

A partir de dezembro deste ano, cerca de 2 milhões de condutores poderão atualizar a própria foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Paraná e cujas fotografias tenham sido tiradas há mais de 10 anos, através do ‘Detran Inteligente’.

Em fase final de testes, a funcionalidade através da Inteligência Artificial (IA) deve atender aos demais paranaenses já no início de 2025. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 11, pelo governador Ratinho Junior e faz parte de uma parceria mais ampla do Governo do Estado com a Google e que pretende facilitar o acesso da população a cerca de 30 tipos diferentes de serviços públicos com a IA.

Para o governador, a iniciativa faz parte de um esforço em soluções tecnológicas visando melhorar os serviços públicos. “Estamos buscando várias ferramentas para facilitar a vida dos cidadãos que precisam de algum serviço. No caso do Detran-PR, os motoristas não precisarão ir até um posto de atendimento para atualizar sua fotografia, mas ao invés disso poderão atualizá-la em poucos segundos pelo próprio celular”.

O presidente da Celepar, responsável pela integração da funcionalidade do Google ao aplicativo Detran Inteligente, Gustavo Garbosa, explicou que o sistema é simples, porém altamente seguro. “O motorista vai basicamente tirar uma selfie, mas por trás dessa foto existe uma série de validações de alto grau de complexidade para garantir que a pessoa é realmente a titular da CNH. É algo que parece pequeno, mas que é bom para o usuário, além de evitar possíveis erros do processo manual que é feito por humanos atualmente”, defendeu.

Sair da versão mobile