Morre Gilberto Braga, aos 75 anos, autor de Dancin’ Days e outros clássicos da TV brasileira

Morre Gilberto Braga, aos 75 anos, autor de Dancin' Days e outros clássicos da TV brasileira

Foto: divulgação

Gilberto Braga, um dos grandes autores da teledramaturgia brasileira, morreu na terça-feira (26) no Rio de Janeiro, no Hospital Copa Star, aos 75 anos. Ele estava internado desde a última sexta-feira (22) com quadro de infecção generalizada, após uma perfuração no esôfago, mas Braga já vinha apresentando problemas de saúde há alguns anos. Ele era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, seu companheiro por quase 50 anos.

O autor ficou consagrado no horário nobre da TV, na faixa das 20h, com a novela Dancin’ Days que apresentou canções de discoteca como trilha sonora, que fez com que o disco alcançasse um grande sucesso de vendas, chegando à margem de 1,5 milhão de cópias (internacional) e 1 milhão de cópias na trilha nacional.

Minha Página AMP

Braga nasceu no Rio de Janeiro no dia 1º de novembro de 1945. Cursou letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) da mesma cidade e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa. Suas grandes obras na TV brasileira foram: Vale Tudo, com a personagem Odete Roitman, estrelada pela atriz Beatriz Segall; Corpo a Corpo; Paraíso Tropical; Rainha da Sucata; Escrava Isaura (que também foi sucesso internacional); Dona Xepa; Água Viva; as minisséries Anos Rebeldes e Anos Dourados, entre outras. Sua última produção para a TV Globo foi a novela Babilônia, em 2015.

O corpo do escritor está sendo velado na tarde desta quarta-feira (27) em uma cerimônia restrita à família e o enterro está previsto para as 16h.

Sair da versão mobile