O Talibã, milícia que retomou o poder do Afeganistão no mês de agosto deste ano, inicialmente prometeu que respeitaria os direitos das mulheres, mas no domingo (26) anunciou por meio do Ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício a nova medida que proíbe que mulheres viagem sozinhas por mais de 72 quilômetros sem a companhia de um homem de sua família.
A recomendação dos extremistas também solicitou recentemente que motoristas somente aceitem mulheres em seus veículos se elas estiverem usando o “hijab islâmico”. O acessório também foi exigido para apresentadoras de TV e jornalistas diante das câmeras. Quanto às emissoras de TV, elas não podem exibir novelas, dramas ou programas de entretenimento com atrizes.
Segundo as diretrizes impostas pelo governo Talibã, o Ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício determina que filmes em oposição à lei islâmica e valores dos afegãos não poderão ser exibidos, assim como produções nacionais e estrangeiras que promovam cultura e valores de outras nações também não poderão ser transmitidos. Ao todo são