O que você precisa saber sobre o dia de votar

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

CIDADANIA

Chegou a hora de os brasileiros exercerem o momento máximo da democracia, com direito a aprovar ou desaprovar administrações municipais, abraçar esse ou aquele projeto de governo, além de escolher representantes no Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa

Minha Página AMP

As Eleições 2022 acontecem em todo o país neste domingo, 2 de outubro, a partir das 8h (horário de Brasília). Para ajudar a votar com consciência e saber tudo sobre esse dia tão importante, O Maringá traz um guia com as principais dicas do que se precisa saber antes de votar.

 

Quem pode votar?

 

Poderão votar os jovens a partir de 16 anos que tenham o Título de Eleitor em situação regular. O voto é obrigatório para todo cidadão entre 18 a 70 anos, alfabetizado, nascido ou naturalizado no país. Esse ato passa a ser facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e pessoas alfabetizadas.

 

Confira seu Título de Eleitor

 

Antes de votar é preciso conferir a situação do seu Titulo de Eleitor, o que pode ser feito facilmente no site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Por esses portais, você consegue verificar sua situação eleitoral, local de votação/colégio eleitoral e número de sessão.

 

Na hora da votação, você precisa apresentar seu Título de Eleitor na sua sessão, seja o documento físico ou a versão digital no app do seu smartphone. Caso não tenha o título em mãos, você precisa apenas apresentar um documento de identificação original com foto (CNH, RG ou Carteira de Trabalho).

 

Leve uma colinha

 

Neste ano, você irá votar para 5 cargos diferentes: deputada ou deputado federal; deputada ou deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal); senadora ou senador; governadora ou governador; e presidente da República. Essa quantidade maior de candidatos pode gerar uma confusão na hora da votação, por isso o ideal é sempre levar uma colinha no papel com a numeração dos candidatos que você quer ajudar a eleger.

Lembre-se: celulares são proibidos no momento da votação e deverão ser entregues para os mesários da sessão. Portanto, para não ter problema leve tudo anotado no papel ou o santinho do seu candidato.

 

Acessibilidade na urna

 

Para tornar o processo eleitoral ainda mais inclusivo para pessoas com deficiência, as urnas eletrônicas virão equipadas com teclado em braille, recurso de áudio e fones de ouvido. Além disso, elas também terão a inclusão da apresentação de intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

 

Vou precisar viajar no dia da eleição, o que posso fazer?

Se você estiver fora da sua cidade durante o primeiro ou segundo turno da eleição, será preciso justificar sua ausência. Isso pode ser feito preferencialmente pelo aplicativo e-Título ou presencialmente em qualquer local de votação.

 

Resultado da Votação

Os resultados da votação no primeiro turno serão divulgados simultaneamente em todo o Brasil, assim que for iniciada a apuração das urnas, ainda no domingo. Neste mesmo dia, já serão definidos os candidatos que participarão do 2° turno para governador nos Estados em que nenhum candidato alcançar 50% dos votos mais 1. O mesmo vale para a disputa à Presidência da República.

Se for necessário um segundo turno, a votação está marcada para o dia 30 de outubro.

Sair da versão mobile