É hora de planejar as merecidas férias da família, escolher o destino da viagem e se programar com antecedência para que a viagem seja mais segurança, evitando imprevistos e a manutenção do veículo também precisa estar em dia.
Verificar freios, faróis, setas, pneus, água do radiador, suspensão, limpador de para-brisa, alinhamento e balanceamento do veículo e fazer a troca de óleo, são itens fundamentais que não podem ser esquecidos.
Para o mecânico de carros de corrida, convencionais e antigos, Israel Marques Oliveira, 31 anos, revisão significa conferir oque já foi feito: “Manter o carro com uma mecânica em dia sai bem mais barato do que arrumar o carro pra sair de viagem”, disse. Ele nos explica que o ideal é levar o carro na oficina a cada seis meses pra conferir itens como óleo, filtro, velas, cabos, filtro de combustível, sistema de freio e suspensão ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
“É importante também fazer a calibragem dos pneus, pois se estiverem descalibrados vão deixar o veículo mais pesado para se deslocar pela estrada, prejudicando o consumo de combustível e cada carro possui uma calibragem adequada para a quantidade de bagagem que será transportada”, afirmou.
Combustível
Oliveira mora em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e escolheu a cidade por conta do autódromo, pois também é piloto de arrancada em circuito e estava em busca de mais conhecimento na área e se especializou em carros de luxo. Ele nos falou que costuma viajar bastante e sempre economiza combustível nas viagens. “O combustível que você já usa na cidade e sente que o carro tem um bom rendimento é sempre o que vai ser seguro e econômico na estrada, falou.
De acordo com o profissional, a dica de pilotagem para economizar combustível na estrada é viajar pela manhã ou à noite, pois a temperatura está mais fria que os demais horários do dia, com isto o combustível líquido está em sua melhor forma, que é a fria, seja para álcool ou gasolina. “Não abuse do acelerador, mantenha sempre o pedal no máximo 50%, se passar disso sempre será desperdício e lembre-se que o melhor motorista é o que não tem pressa e sempre está atento para os imprevistos, evitando acidentes e uso agressivo do motor, completou.