O Paraná já emitiu somente este ano, 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) através do trabalho da Polícia Civil do Paraná (PCPR). A principal mudança da carteira é o número unificado, utilizando o numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF). A iniciativa traz mais segurança à população e reduz a possibilidade de fraudes.
O novo modelo segue um padrão único que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os Registros Gerais (RGs), que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados, cada um com numeração diferente.
A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br e novo modelo possui validade de 10 anos.
Emissão online
Outro fator que contribuiu para o aumento foi a implementação do serviço da CIN Fácil, que permite tanto o agendamento de atendimento presencial, quanto a solicitação totalmente online da emissão do documento para aqueles que já possuem Carteira de Identidade emitida no Paraná.
O Paraná foi um dos primeiros estados do País a implementar o novo modelo em 100% das emissões. Até setembro, foram 103,6 mil foram confeccionadas de forma online.
Para solicitar a emissão da nova CIN, é preciso fazer o agendamento pelo site da PCPR. Pelo portal, também é possível consultar o andamento da solicitação e também verificar mais informações.