Na quarta-feira, 15, a diretoria do Polo de Cinema do Paraná, reuniu-se com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e apresentou o projeto de implementação, em parceria com o governo do estado e com o governo municipal, para construção do maior centro cultural da história do Paraná, a ser construído na Avenida Monteiro Lobato, cuja área ultrapassa 97 mil metros quadrados.
O complexo cultural proposto pela diretoria do Polo foi planejado para abranger parte das demandas apresentadas pela classe cultural de Maringá e os diversos segmentos no último Fórum de Cultura de Maringá, que ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, e aprovou prioridades para os segmentos culturais da cidade para 2022, entre elas, a viabilização de estruturas físicas para os estúdios do Polo.
A reunião foi motivada em razão da recente presença do prefeito em audiência com o governador Carlos Massa, ocorrida em 06 de dezembro, na qual apresentou a ideia para um projeto de ocupação do referido espaço.
Ocorre que em 25 de novembro, a diretoria do Polo de Cinema do Paraná já havia apresentado ao governo do estado a proposta de construção do maior complexo cultural da história do estado justamente no mesmo espaço, em reunião realizada com a Superintendente de Cultura, Luciana Casagrande, designada pelo próprio governador Carlos Massa, para acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Imediatamente sabendo das intenção do prefeito, do compromisso do governador em participar do projeto, a diretoria do Polo de Cinema mobilizou os contatos e articulou a reunião com o prefeito para que o município apresente um único projeto, atendendo as necessidades da cultura e do segmento audiovisual.
Ficou definido que nas próximas semanas ocorrerá uma reunião entre os setores técnicos da prefeitura envolvidos no projeto e a diretoria do Polo de Cinema do Paraná para somarem forças e apresentarem um único projeto ao governo do estado.