IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Portal da Anatel tem novo espaço dedicado ao consumidor

Por Redação 2 O Maringá
1 de setembro de 2025

Novo RGC moderniza as regras que garantem maior transparência, qualidade e facilidade no relacionamento entre consumidores e prestadoras de serviços de telecomunicações

Entra em vigor nesta segunda-feira (1º/9), o novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A atualização moderniza as regras que garantem maior transparência, qualidade e facilidade no relacionamento entre consumidores e prestadoras de serviços de telecomunicações.

Como parte do processo de revisão regulatória para aprimoramento e modernização das regras do setor, o RGC passou por um extenso percurso de debates, envolvendo vários setores da sociedade para que a nova versão representasse de fato um avanço para os consumidores.

Com o novo RGC, os consumidores passam a ter regras mais claras e serviços mais acessíveis. Entre os avanços estão o foco na transparência e simplificação das ofertas, maior rapidez no atendimento e solução de demandas e garantias relacionadas ao uso de serviços digitais. Um exemplo de nova obrigação é a Etiqueta Padrão, que deve ser disponibilizada para que o consumidor entenda de forma simplificada as principais características de cada oferta.

Ressalta-se também a manutenção da proibição do reajuste com menos de 12 meses de contrato; regras de transparência para migração de oferta ao final do período contratado, que só ocorrerá caso o consumidor não se manifeste previamente, sempre para oferta similar à anterior e sem fidelização; e maior clareza sobre a disponibilidade dos serviços em caso de inadimplência, permitindo que o consumidor escolha de acordo com a sua necessidade e capacidade de pagamento.

O regulamento também fortalece os mecanismos de fiscalização e amplia a proteção dos consumidores em situações de falhas ou interrupções de serviço, assegurando compensações mais ágeis.

A Anatel também lança em seu Portal institucional um novo espaço dedicado ao consumidor, totalmente reformulado para facilitar a navegação e ampliar o acesso às informações . Nele, os consumidores encontram de forma organizada todas as regras do novo RGC, além de orientações práticas sobre seus direitos e os canais disponíveis para atendimento e reclamações.

A atualização do RGC é parte de um movimento contínuo da Anatel para acompanhar as transformações tecnológicas e as necessidades da sociedade. A íntegra do novo RGC também está disponível no Portal da Anatel .

Crédito: Agência Gov

Leia Mais em: O Maringá

Tags: AnatelConsumidordedicadoespaçonovoportaltem

IMPRESSO

Outros Posts

Chuva em Maringá na noite deste sábado (1º) - Crédito: Cristiano Martinez
Geral

Forte chuva cai em Maringá neste sábado (1º); distrito de Marialva é atingido por granizo

1 de novembro de 2025
Robô inteligente da Xyron faz segurança no Shopping Catuaí de Londrina
Geral

Robô inteligente da Xyron chama atenção e garante segurança no Catuaí Shopping

30 de outubro de 2025
Mudança de âncoras dos telejornais da Globo começam hoje
Geral

Começa hoje a mudança de âncoras dos telejornais da Globo

30 de outubro de 2025
Ruy Castro ganha mais um Jabuti, agora com obra sobre Tom Jobim
Geral

Livro sobre Tom Jobim garante mais um Jabuti ao imortal Ruy Castro

28 de outubro de 2025
É grave o estado do cantor Lô borges, internado em Belo Horizonte
Geral

É grave o estado do cantor Lô Borges, que passou por traqueostomia e respira por aparelhos

28 de outubro de 2025
Eduardo Xavier / Imagem: Arquivo Pessoal
Geral

Um eco de ausência

24 de outubro de 2025
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.