As repartições públicas e os órgãos municipais devem ter expediente normal no período de carnaval, que normalmente seria comemorado nos dias 15. 16 e 17 de fevereiro.
O prefeito Ulisses Maia assinou no último dia 3 o decreto nº 417/2021 revogando o ponto facultativo do carnaval de 2021, seguindo a decisão do governo do Paraná.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), junto com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá e Região (Sincomar) chegaram em um acordo para possibilitar a jornada de trabalho normal na terça (16), em virtude dos decretos Municipais e Estaduais. O acordo ainda prevê que os funcionários que comprovarem ter algum compromisso, como viagens ou atividades religiosas, estão automaticamente dispensados. Quem trabalhar terá direito a uma folga, sem prejuízo de salário, dentro do prazo de 90 dias.
A bolsa de valores e as agências bancárias estarão fechadas. Não haverá pregão nos dias 15 e 16 – as negociações voltam na quarta (17), às 13h. O atendimento ao público nos bancos será retomado também no dia 17, ao meio dia.
Em Maringá a prefeitura também editou um decreto na última quinta (11) proibindo festas, bailes, eventos e blocos de carnaval. A medida começou a valer à meia noite de sexta (12) e vai até o meio dia da próxima quarta (17). A prefeitura também anunciou a criação de uma força tarefa para fiscalizar o cumprimento das novas medidas. Em caso de infrações o documento prevê multa para os envolvidos, inclusive os participantes.