Prefeitura conquista prêmio nacional com ferramenta de inteligência artificial que simplifica a linguagem de documentos públicos
Projeto Simplifica AI, criado pelo Laboratório de Inovação Pública, ficou em segundo lugar no Gov.Digital 2025 e promete transformar a comunicação entre governo e população
A Prefeitura de São Paulo foi reconhecida nacionalmente por sua aposta na tecnologia para aproximar o cidadão da gestão pública. O projeto Simplifica AI ficou em segundo lugar no Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025, na categoria “Melhor Solução Baseada em Inteligência Artificial”. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7), em Brasília, durante a 2ª Edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, promovido pela ABEP-TIC.
Desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Pública – Lab11, da Secretaria Municipal de Gestão, em parceria com a Prodam, a ferramenta utiliza inteligência artificial generativa para “traduzir” a linguagem técnica e jurídica de documentos oficiais para uma comunicação clara e acessível. A solução revisa, reestrutura e simplifica relatórios, pareceres, notas técnicas, e-mails e editais, garantindo que qualquer pessoa — servidor ou munícipe — compreenda a informação sem barreiras.
Para a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, a conquista reflete o esforço da cidade em modernizar a administração pública. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho de transformação digital da Prefeitura, que alia inovação, eficiência e transparência para melhorar o serviço prestado à população”, afirmou.
Mais que um corretor de textos, o Simplifica AI analisa conteúdos, sugere melhorias e assegura a precisão gramatical e ortográfica. A tecnologia segue as diretrizes do Programa Municipal de Linguagem Simples, instituído pelo Decreto nº 59.067/2019, e está sendo implantada gradualmente em secretarias e órgãos municipais.
Segundo Brenda Machado Fonseca, diretora do Lab11, a ferramenta já está gerando resultados. “Mesmo em implantação, o Simplifica AI tem facilitado a elaboração de documentos e mostrado como a inteligência artificial pode ser aliada de uma comunicação mais inclusiva e eficiente.”
Crédito: Prefeitura de São Paulo
Leia Mais em: O Maringá