Em São Petersburgo, na Rússia, um museu todo singular tem chamado muita atenção. Um lugar onde os contentores do lixo são a principal atração. Chamado de “PRO Waste” o local está com as portas abertas. O público é recebido por caixotes do lixo, com as cores da reciclagem, porque o espaço conta toda a história do que acontece aos resíduos após a recolha – desde o contentor até a transformação.
Uma sala deste museu recria um verdadeiro aterro sanitário.
O objetivo é de uma pessoa entrar e andar pela exposição como por um labirinto, vaguear e, eventualmente, sair em direção a um novo futuro verde e brilhante, que pode ser associado ao lixo como um recurso reciclado. A missão do projeto todo é simples, o lixo não é lixo, mas um recurso, que pode ser reaproveitado.
O museu foi feito com contentores marítimos que podem ser desmontados e deslocados. Os criadores do local querem mudar mentalidades em relação ao desperdício e popularizar a reciclagem e a recolha de resíduos, não só entre particulares, mas também entre fábricas e empresas. Noutras salas simula-se a triagem de resíduos numa fábrica e são mostrados produtos podem ser feitos a partir de resíduos reciclados, como mobiliário impresso em 3D, papel, artigos domésticos e muito mais. “PRO Waste”, aberto todos dos dias em Kudrovo, perto de São Petersburgo.