Procon e Secretaria Estadual da Justiça alertam sobre pagamentos com cartão de aproximação

Procon e Secretaria Estadual da Justiça alertam sobre pagamentos com cartão de aproximação

Foto: divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Procon-PR realizou uma pesquisa entre os dias 21 e 23 de julho com cerca de 940 pessoas, com o objetivo de verificar qual o nível de conhecimento desses consumidores em relação ao recurso “Pagamento por Aproximação”, serviços oferecidos por alguns cartões de crédito e débito.

Foi identificado que aproximadamente 76,8% desconhecem os cuidados e 67,5% não se sentem seguros para pagar contas utilizando a função, que aumentou bastante na pandemia, contribuindo para que os consumidores realizem as transações, pagamentos ou compras sem precisar inserir o cartão ou senha nas máquinas dos estabelecimentos, evitando contágio do coronavírus.

A chefe do Procon-PR, Cláudia Silvano faz um alerta: “É uma facilidade que pode esconder alguns perigos. Nem todo mundo sabe quais são os valores máximos para cada operação. Você pode pagar até R$ 200 por operação e se o cartão for furtado, e o consumidor não perceber imediatamente, pode sofrer um grande prejuízo”, afirma.

O Procon é vinculado à Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho. De acordo com o secretário Ney Leprevost, a tecnologia tem facilitado muito a vida dos cidadãos, porém é um caminho sem volta, e os consumidores precisam de mais informações que garantam proteção, para que não tenham nenhum tipo de prejuízo.

Como complemento da fiscalização do Procon, Cláudia Silvano acrescenta que a intenção da Secretaria é reforçar o alerta ao consumidor para que verifique regularmente seus extratos bancários para identificar débitos indevidos e dialogar, junto à Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) a possibilidade de desativação da função “Pagamento por Aproximação”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile