Projeto Assembleia Itinerante vai passar por Maringá em maio

Objetivo da iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná é ouvir a população no interior do estado. Em Maringá, ação visitará a Expoingá

EXPOINGA

Assembleia Itinerante vai participar da Expoingá 2023 (Crédito: Arquivo/ Ivan Amorim/SRM)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com o objetivo de aproximar parlamentares estaduais e população, o projeto Assembleia Itinerante vai rodar as principais cidades do interior do Estado. As exposições agropecuárias de Londrina, em abril, e Maringá (Expoingá), em maio, serão as primeiras a receberem a proposta.

O projeto foi anunciado pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira, 27. Segundo informações, a ação busca receber propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo, como a realização de concurso público, também anunciado nesta segunda-feira.

A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando assim um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), explicou que o projeto vai servir para a aproximação entre a Assembleia e a população e o setor produtivo. “Na prática, vamos organizar reuniões com entidades representativas para que estes possam sugerir e apresentar propostas e iniciativas das regiões. Queremos absorvê-las e fazer os encaminhamentos para a esfera governamental”, disse. “Com o Assembleia Itinerante pretendemos interiorizar a Assembleia. Vamos iniciar por Londrina e na sequência passaremos pelas grandes cidades do Paraná. Além disso, temos vários Títulos de Cidadania Honoraria para serem entregues. Vamos aproveitar para ouvir a sociedade e fazer a entrega destes títulos. São pessoas influentes do interior do Estado. Queremos estar mais perto da população”, completou, via assessoria.

A segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria (PP), reforçou que a ideia é aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da população. “O Assembleia Itinerante nos permite ouvir mais de perto as demandas dos paranaenses, sobretudo, daqueles que moram no interior. Começaremos na ExpoLondrina em abril e temos programado uma ação na Expoingá. Inclusive, já entrei em contato com a Sociedade Rural de Maringá sobre a possibilidade de fazermos uma sessão plenária durante a Feira”.

Além do atendimento presencial no interior do Estado, ouvindo diferentes segmentos e recolhendo sugestões, a Assembleia também fará a entrega títulos de menção honrosa do Poder Legislativo a pessoas de destaque na região. O objetivo é valorizar a atuação daqueles que trabalham em prol da comunidade.

Londrina

A primeira parada da Assembleia é na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. A Assembleia Legislativa recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril.

No dia 13, ao Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população. O objetivo é ouvir a sociedade organizada, receber as demandas da região e dar as respostas em formas de leis ou ações junto ao governo estadual e outros órgãos.

Maringá

Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio.

Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.

Com Assessoria/Alep

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile