Projeto “Crianças no Teatro” chega a Marialva

Estudantes da cidade vão poder assistir e se divertir com o espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”, da Companhia Triolé

Créditos de imagem: Assessoria de imprensa Triolé

A companhia teatral Triolé, de Londrina, vai fazer três apresentações do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?” para estudantes da rede pública de ensino da cidade de Marialva (PR) nesta terça (12), quarta (13) e quinta-feira (14). As apresentações serão no Cine Teatro Sônia Maria Silvestre, em dois horários: às 9h e às 14h30.

A iniciativa faz parte do projeto “Crianças no Teatro”, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. A programação, que começou no dia 05 de março, em Campo Mourão, com grande sucesso de público, chega agora a Marialva e depois segue para as cidades de Jandaia do Sul, Andirá e Londrina. A maratona teatral prossegue até o dia 05 de abril.

“Já está previsto transporte para trazer alunos de escolas de cidades próximas, então iremos atingir aproximadamente 20 cidades ao todo. Ao final, teremos impactado perto de 30 mil crianças”, revela Gerson Bernardes, um dos atores da companhia teatral Triolé.

O espetáculo
O espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?” foi criado em 2010 a partir de pesquisas do grupo sobre animações e desenhos animados populares nas décadas de 1970/1980. Para a construção, o grupo se debruçou sobre as partituras físicas para contar uma história sem a utilização de falas, mas primando a sintonia entre as cenas e a trilha sonora, cuidadosamente criada pelo músico Tonho Costa.

O espetáculo foi concebido para ser apresentado em teatros, espaços alternativos e locais públicos como praças e quadras esportivas. Em 2022, “Qual a Graça de Laurinda?”, circulou por 16 cidades do estado através do SESI Cultura Paraná.

“Atender um número tão grande de crianças e poder levá-las ao teatro será uma experiência muito legal e estamos com uma expectativa enorme”, informam Gerson Bernardes e Alexandre Simioni, atores da companhia. “Apesar de tanto tempo na estrada, esse projeto tem uma estrutura diferente, onde as crianças saem da escola e vão ao teatro para ver um espetáculo de palhaço, tradicionalmente apresentado em espaços alternativos, e agora será dentro de um teatro, com iluminação, público sentado em poltronas, com ar condicionado.”

Companhia Triolé
Fundada há 14 anos em Londrina (PR), a Companhia Triolé tem a característica de atuar em espaços descentralizados e com pouca atividade artística, com foco na palhaçaria. Em 2023, a companhia circulou por 10 cidades com menos de 5 mil habitantes, com grande estrutura envolvida, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura.

Em 2022, o espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”, circulou com o SESI Cultura Paraná por 16 cidades do estado. Entre 2019 e 2021, o Triolé percorreu todo Norte Pioneiro, em 46 cidades com menos de 50 mil habitantes, novamente, levando toda a estrutura de palco, luz, som e cenário.

O Triolé também realizou circulações com Prêmio Arte Paraná (2017 e 2018), Circulação por Distritos Rurais de Londrina (2016) e Circulação Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo (2010). Desde 2012 é gestor da Vila Cultural Triolé e simultaneamente responsável pela organização do Festival Internacional de Londrina – FILO.

Crianças no Teatro
As apresentações do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?” fazem parte da programação da 2ª edição do Projeto Crianças no Teatro, promovida pelo Governo do Estado do Paraná e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná. Patrocínio: Audi. Parceria: Casa de Cultura | Universidade Estadual de Londrina. Realização: Triolé.

Programação:
Marialva
De 12 a 14 de março
Local: Cine Teatro Sônia Maria Silvestre
Horário: 9h e 14h30

Londrina
De 18 a 22 / 25 a 28 de março
De 01 a 05 de abril
Local Teatro Ouro Verde
Horário: 9h30 e 14h30

Jandaia do Sul
De 09 a 12 de abril
Local: Auditório Municipal Profº Lourenço Ildefonso da Silva
Horário: 9h e 14h30

Andirá
De 15 a 19 de abril
Local: Teatro São Carlos
Horário: 9h e 14h30

 

Créditos de publicação: Assessoria de imprensa Triolé

Sair da versão mobile