Foi enviado à Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira, 19, pelo governador Ratinho Junior, dois projetos de lei que propõem uma reestruturação completa na carreira de policiais militares e bombeiros militares, com ganhos nos salários.
Com o objetivo de modernizar a estrutura dos cargos, no mesmo sentido da reestruturação já aprovada na Polícia Civil, e melhorar o fluxo das carreiras as propostas vão corrigir distorções em vários níveis, garantindo a recomposição financeira a mais de 40 mil bombeiros militares e policiais militares da ativa e da reserva.
As leis encurtam o tempo para chegar ao topo da carreira e ainda permitem que praças acessem a carreira de oficiais.
“O Paraná está num bom momento da segurança pública, com queda de homicídios, sendo o menor número em 18 anos, diminuição de 24% nos roubos e recordes nas apreensões de drogas e armas”, afirma o governador Ratinho Junior.
A principal mudança consiste na transformação das atuais 11 referências da carreira em cinco classes. Os postos e graduações permanecem os mesmos, mas a progressão dentro de cada patente fica mais simples.
Com isso o tempo para a promoção entre as classes será alterado, passando de 5 para 7 anos, e um ano de efetivo exercício na classe, assim como as promoções por antiguidade e merecimento.
As alterações diminuem o tempo total para os militares estaduais atingirem a maior classe dentro da carreira será de 28 anos ao invés dos 35 anos da regra atual.