A tecnologia tem sido importante nas cidades não apenas para fomentar negócios e trazer economia aos cofres públicos, mas também para gerar novas receitas. Foi o caso de Pindamonhangaba que apostou na modernização da máquina pública para desenvolver a cidade.
Destaque nacional no investimento em tecnologia e inovação, as ações de Pindamonhangaba serão apresentadas, nesta quinta-feira (1º), no RCD Cidades, o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, que vai ao ar às 10 horas, ao vivo e online pela TVRCD, no YouTube.
Como aumentar a arrecadação através de uma cidade inteligente certificada será o tema principal do programa desta quinta, onde os gestores municipais de todos o país poderão tirar dúvidas ao vivo com secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba (SP), Danilo Velloso.
Pindamonhangaba, no início deste ano, foi reconhecida como a segunda cidade inteligente do país certificada com as normas ISO da ABNT. Atualmente, a cidade de 170 mil habitantes, localizada no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, figura no ranking dos 100 municípios mais exportadores do país, de acordo com dados do Ministério da Economia.
O secretário destaca que um ponto importante para as gestões que almejam acelerar o desenvolvimento socioeconômico é tornar a cidade atrativa para receber investimentos.
Outros fatores que impactam nos custos são os gargalos da máquina pública. Somente com processos eletrônicos foram 56 milhões economizados em três anos de implantação, segundo o secretário. Ao todo, a Prefeitura de Pindamonhangaba chegou a economizar 120 milhões nos cofres públicos, a maior parte se refere, além da gestão eletrônica de documentos, a outsourcing de impressão e a reestruturação dos contratos de telecomunicações.
Velloso também conta que o processo de modernização começou do zero quando assumiu a secretaria em 2019, encontrando uma prefeitura totalmente analógica. “Aí comecei a olhar os problemas estruturais para poder resolver e como conseguiria implementar soluções de maneira a reduzir custos e oportunidades de ganhos para os municípios”.
Atualmente, dentro do programa de Cidade Inteligente de Pindamonhangaba diversas ações já foram implementadas e vão desde inteligência artificial no monitoramento, telegestão no parque de iluminação pública, onde os postes se comunicam automaticamente com uma central de controle, semáforos inteligentes, big data, telemedicina e lousas digitais na rede de ensino, por exemplo.
Na segurança pública, explica Velloso, são 1.400 câmeras com inteligência artificial na cidade. “Gastava-se R$3 mil reais por câmera no passado. Hoje a gente gasta R$299 por equipamento”.
Para participar do RCD Cidades ao vivo desta quinta é preciso inscrever-se gratuitamente pelo http://sympla.com.br/rcd.
“Será a oportunidade para conhecermos detalhes das ações que fazem Pindamonhangaba ser referência e destaque nacional na questão de investimentos em tecnologia e inovação”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho. “O mais importante quando falamos em cidades conectadas e inteligentes é a melhoria na qualidade de vida das pessoas, o impacto positivo para quem vive nas cidades”, completa.
Serviço:
RCD Cidades
Como aumentar a arrecadação através de uma cidade inteligente certificada
01/06, às 10 horas – ao vivo e online
Inscrições gratuitas:
https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp(41): 3015-6812