Rede Municipal de Ensino promove ações pedagógicas que valorizam a cultura dos povos originários
Entre as atividades destaca-se o Leituraço, que estimula os estudantes a lerem livros escritos de autores indígenas
Em homenagem aos povos originários a Prefeitura promove, durante o Agosto Indígena, uma série de ações pedagógicas voltadas à valorização dessa população. Uma delas é o Leituraço, proposta que mobiliza escolas para a leitura simultânea de diversas obras ao longo do ano e, neste mês, tem como foco livros de autoras(es) indígenas ou que abordam as múltiplas dimensões dessa cultura.
Para orientar a prática a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Leitura e Literatura e do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), disponibilizou um documento com indicações de obras que contemplam o público da Rede Municipal de Ensino, dentro da temática do Agosto Indígena. Clique aqui para acessar o material na íntegra.
Compromisso permanente com a educação antirracista
A Rede Municipal conta, desde 2017, com o documento “Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas”, que integra a coleção do Currículo da Cidade e oferece diretrizes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino das histórias e culturas dessa população.
O documento também reforça o compromisso da Rede Municipal em promover o trabalho pedagógico sobre os povos originários ao longo de todo o ano, bem como para promover a conscientização sobre seus direitos e desafios.
Além disso, o NEER lançou um novo documento complementar, com orientações para fortalecer esse trabalho ao longo de todo o ano. O material reúne sugestões de visitas a museus e espaços culturais, indicações de obras literárias e audiovisuais, além de propostas pedagógicas e relatos de experiências. Clique aqui para acessar.
Crédito: Prefeitura de São Paulo
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