Rio Ivaí recebe 220 mil peixes do Programa Rio Vivo

Rio Ivaí recebe 220 mil peixes do Programa Rio Vivo

Foto: Alessandro Vieira/ Sedest

O 20º Hally Fluvial SOS Rio Ivaí foi realizado em Mirador, noroeste do Estado, entre os dias 13 a 15 de novembro com a presença de 200 participantes que puderam ver de perto as belezas do local passando pelas praias, ilhas, corredeiras e vendo também a diversidade da fauna e flora do Rio Ivaí. O ponto de partida foi em São Carlos do Ivaí e a parada final aconteceu em Porto Camargo, em Icaraíma.

Cerca de 220 mil peixes jovens foram soltos no Rio, sendo 20 mil dourados e 200 mil lambaris e a desova ocorrerá na piracema que segue até março de 2022, repovoando as espécimes na região. Eles foram adquiridos com base na Resolução Conjunta número 10/2021, da Sedest e o Instituto Água e Terra (IAT), publicada em abril deste ano, com normas para estocagem e repovoamento de peixes.

O Hally ocorre há 20 anos e os participantes percorrem o trajeto de 220km e realizam atividades ecológicas, plantando mudas de árvores e recolhendo resíduos do rio e esta é a primeira vez que o Governo do Estado tem participação efetiva.

Com a soltura dos peixes, o Programa Rio Vivo atinge a marca de 670 mil novos peixes nas Bacias Hidrográficas do Paraná – Iguaçu, Paraná, Paranapanema e Ivaí. O principal objetivo é o repovoamento dos rios e também a conscientização da educação ambiental. Durante a ocasião, crianças aprendem sobre a importância de cuidar da fauna aquática e do entorno dos rios, com o plantio de mudas de árvores nativas, através do programa Paraná Mais Verde. “Estamos aqui tratando de uma questão de educação. Este é um momento que mostra o respeito que o Governo tem com o meio ambiente”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes. Pelo programa, os peixes recebem todo o tratamento adequado para estarem aptos à soltura. Ele ainda ressaltou a ação que coloca o Paraná em destaque no Ranking de Competitividade dos Estados e a conquista do prêmio da OCDE (ONU) de práticas para a conservação do meio ambiente.

Já o superintendente de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná pela Sedest, Francisco Martin, falou da importância do Rio Ivaí para a pesca esportiva. “Este é um trecho que o Governo do Estado entende que pode se tornar uma reserva esportiva e referência para o Brasil e o mundo. Pretendemos trazer turistas de fora para a pesca na modalidade esportiva e para isso, estamos aumentando a quantidade de peixe, cuidando e preservando”, destacou.

O Hally Fluvial SOS Rio Ivaí é organizado pela Associação Regional de Proteção e Pesca Amadora de Paraiso do Norte (ARPPAPAN) e pela Associação de Proteção Ambiental e Pesca Amadora de São Carlos do Ivaí (APAPASC), com apoio da Sedest e Instituto Água e Terra (IAT), comunidade e parceiros.

Sair da versão mobile