O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) rejeitou o recurso do SBT e a emissora terá que indenizar a viúva Laudi Aparecida Fernandes e filhos do comediante Gilberto Fernandes, o Gibe, por danos morais e materiais.
O ator participou durante muitos anos do elenco dos programas do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e ficou muito conhecido pelas atuações no quadro “Câmera Escondida” (pegadinhas) do Topa Tudo por dinheiro e por interpretar o palhaço Papai Papudo no programa do Bozo, exibido na grade da emissora na década de 1980.
De acordo com a sentença do juiz Carlos Eduardo Salvatori, “a reprise dos programas, seja por qual meio fosse (televisão, site, canal do YouTube, Facebook, Instagram etc.), a partir de 2011, demandaria autorização dos herdeiros”. “É incontroverso que não havia autorização vigente para exploração da imagem e voz, bem como é patente que houve a violação do direito”, afirmou e proibiu novas exibições sem a autorização da família de Gibe.
Gilberto Fernandes deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas no início daquele mês e teve que passar por uma cirurgia cardíaca devido ao quadro de estenose (estreitamento) de válvula. Ele faleceu no dia 16 de julho de 2010, aos 75 anos.
O valor da indenização ainda não foi calculado, pois será necessária a realização de perícia para analisar todas as imagens exibidas após a morte do comediante, nos meios de comunicação e redes sociais do SBT, que ainda pode recorrer da decisão da Justiça.