A Semana Santa chegou e com ela muita fé dos cristãos que acompanham e mergulham nos momentos sagrados de cada ato.
O tríduo pascal
“É o tríduo da paixão, morte e ressurreição do Senhor, sua páscoa, sua passagem da morte para a vida. Aqui se manifesta o amor da Trindade na entrega do Filho, em sua ressurreição pelo Pai e, na sequência, a vinda do Espírito Santo. É uma única celebração, indissolúvel, dividida em três momentos”, esclarece o Diácono.
O tríduo tem seu início no entardecer da Quinta-feira Santa, com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor que “recorda aquela última ceia em que o Senhor Jesus, na noite em que ia ser traído. Na celebração, em que ocorre o rito do Lava-pés e são recordados, a instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem Sacerdotal e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna. Ao final da celebração e realizada a Transladação do Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira Santa
Na tarde da Sexta-feira Santa nas igrejas acontece o segundo momento do tríduo, qual seja a celebração da Paixão e Morte do Senhor. Neste dia não se celebra a Eucaristia. A noite a celebração convoca os fiéis a participar da Procissão, encenações da Paixão e Morte de Cristo como formas de manter em oração ao longo do Tríduo Pascal nos momentos em que não estamos em celebração. (Em Maringá a encenação da Paixão de Cristo ocorre nos dias 27 e 29).
Sábado de Aleluia
“Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida aos infernos e esperando, na oração e no jejum, a sua ressurreição (MR, sobre o Sábado Santo). É um dia de grande silêncio que ainda temos de aprender a viver adequadamente, pois geralmente não é esse tipo de vivência que temos em nossas casas no Sábado Santo”, destaca Marcus Geandré.
Domingo de Páscoa
O Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor tem início com a última parte do Tríduo Pascal, quando ao anoitecer do Sábado Santo as pessoas se reúnem junto ao sepulcro do Senhor aguardando sua ressurreição.
“Na alegria da ressurreição cantamos Glória, Aleluia, e a Igreja recebe novos filhos por meio do batismo dos adultos; renovamos anualmente nossa fé, somos aspergidos com a água batismal (recordando o nosso batismo) e celebramos a Eucaristia”,contempla o Diácono. Ao fim, concluído o tríduo, recebe-se a bênção final.
“E é assim, em Espírito e Verdade que a Igreja congrega seus fiéis para celebrar seu Senhor no ponto alto do Ano Litúrgico e nos mistérios centrais de nossa fé!”, conclui.
Acompanhe a agenda na Catedral Nossa Senhora da Glória: (Por conta das obras do Eixo Monumental na praça da Catedral os dois dias de encenação da “Paixão de Cristo” será no Eurogarden)
Quarta-feira, 27 de março
– 20h | Encenação da “Paixão de Cristo” – Eurogarden Maringá.
Quinta-feira Santa, 28 de março
– 9h30 | Missa do Crisma (Missa dos Santos Óleos) (Renovação das Promessas Sacerdotais, Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma).
– 20h | Missa da Ceia do Senhor – Início do Tríduo Pascal (Solene Eucaristia, Lava-pés e Transladação do Santíssimo Sacramento).
– Das 22h (da Quinta-feira Santa) até às 15h (da Sexta-feira Santa) | Vigília Eucarística realizada pelas pastorais, movimentos e grupos.
Sexta-feira Santa, 29 de março
– 8h às 11h | Mutirão de Confissões.
– 15h | Celebração da Paixão do Senhor (Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e Comunhão).
– 20h | Encenação da “Paixão de Cristo” – Eurogarden Maringá.
Sábado Santo, 30 de março
– 19h | Vigília Pascal na Ressurreição do Senhor (Rito da Luz, Proclamação da Páscoa do Senhor, Batismo de adultos, Renovação das Promessas Batismais e Solene Eucaristia).
Domingo de Páscoa, 31 de março
– 7h30, 9h30, 17h30 e 19h30 | Santa Missa.
– Não haverá Santa Missa às 12h.