A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, através da 15ª Regional de Saúde, recomendou hoje ao prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e ao secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, que suspendam a vacinação contra a covid-19 de adolescentes de 17 anos ou mais. Hoje o prefeito anunciou, durante o “Open Vacina”, que a vacinação desta sexta-feira será destinada para o público 17+. Hoje a prefeitura bateu recorde ao vacinar mais de 12 mil pessoas em um único dia (primeira e segunda doses). De acordo com a prefeitura, a aplicação das vacinas de primeira dose amanhã ocorrerá nas UBSs Zona 7, Iguaçu, Pinheiros, Zona Sul, Mandacaru e Tuiuti, entre 9h e 17h.
O ofício, assinado pelo diretor da 15ª RS, Ederlei Alkamim, e por Solange Aparecida Nascimento, chefe da DVVGS (Divisão de Vigilância em Saúde) e assessora de direção, lembra que a nota técnica 40/2021, divulgada hoje pelo Ministério da Saúde, restringe a vacinação de adolescentes a grupos prioritários.
O documento considera ainda que o Ministério de Saúde ainda esclarece que enviará doses da vacina Comirnaty do fabricante Pfizer/Wyeth específicas para esta população e que essas doses ainda não foram disponibilizadas para distribuição no Estado do Paraná, que a campanha de vacinação é uma estratégia para imunização coletiva e que os municípios que já concluíram a vacinação dos adultos acima de 18 anos estão aguardando o posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para iniciar todos juntos a etapa dos adolescentes.
“Considerando que a Sesa Paraná e a 15ª Regional de Saúde ainda não distribuíram doses para o município de Maringá para vacinação dos adolescentes e que a utilização indevida de outras remessas pode comprometer a efetividade da campanha, recomendamos a suspensão da vacinação de adolescentes de 17 anos ou mais prevista para iniciar amanhã (17/09) no município de Maringá e que aguarde a orientação formal da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná”.