Da porteira para o campo há muito tempo deixou de ser somente aquela visão tradicional. Tem tecnologia envolvida no processo todo.
Não à toa, o Show Rural Digital terá inúmeras novidades na 35ª edição do Show Rural Coopavel, agendado para o período de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel, no Oeste do Paraná.
“Além de um novo ambiente físico, com 4,6 mil metros quadrados, teremos o melhor em recursos tecnológicos desenvolvidos para atender as mais diferentes demandas do agronegócio”, pontua o presidente Dilvo Grolli, via assessoria.
Serão mais de 120 startups, das mais diferentes regiões do País, que participarão apresentando soluções desenvolvidas com a proposta de facilitar, agilizar e resolver problemas do campo, melhorando acentuadamente os resultados, diz o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto. Uma vila só com startups dará aos visitantes uma visão ampla das novidades que começam a revolucionar setores ligados à cadeia do agronegócio.
O evento vai receber também empresas que estão entre as maiores da inovação no mundo. Algumas delas estão na liderança de mudanças já sentidas na vida e no comportamento de pessoas, empresas e das mais diferentes organizações. Entre elas, estão Google, IBM, Dell, Huawei e Oracle. “Essas são algumas das companhias que promovem revoluções nas áreas em que atuam. E elas estarão a poucos passos umas das outras, tornando a visita a esse ambiente ainda mais interessante”, de acordo com Neto. A programação do Show Rural Coopavel terá ainda hackathon, Fórum de TI das Cooperativas, Like a Farmer e Bootcamp.
Metaverso
A experiência Metaverso foi uma das sensações da mais recente edição do Show Rural Digital, em fevereiro de 2022. E neste ano, de acordo com Neto, ela será ainda mais intensa. Tecnologias como essa são observadas com muita atenção pelos agricultores, porque elas redefinem muita coisa no dia a dia do campo, diz o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi.
“Muitas tecnologias, ao longo da história, reescreveram a forma de fazer agricultura e de potencializar seus resultados, sempre com os olhos voltados para a sustentabilidade. Entre elas estão o plantio direto, a utilização de máquinas, a incorporação da tecnologia autônoma, o drone e, agora, o metaverso chega para também dar a sua parcela”.
Indicações geográficas
O Sebrae vai utilizar essa novidade para levar visitantes de seu estande em um tour digital pelos quatro cantos do Paraná. Uma das atrações que a empresa traz são as indicações geográficas, produtos típicos de cada região e que levam o nome de cada uma delas a outros lugares do Estado e também do Brasil. O Paraná, ao lado do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, é o estado que conta com o maior número de indicações atualmente no País, 12.
Entre essas indicações geográficas estão o vinho da cidade de Bituruna, o melado de Capanema, o barreado do litoral do Estado, o café do Norte Pioneiro e o mel da região Oeste. Com o uso do metaverso, os visitantes vão fazer uma viagem virtual pelo Estado e, além de conhecer, poderão, por exemplo, colher frutas e participar mais ativamente dessas atrações.
Meta
A Meta, uma das gigantes da inovação tecnológica presentes no Show Rural Digital, oferecerá aos visitantes treinamentos imersivos sobre realidade virtual, 3D e ferramentas digitais voltadas ao metaverso. Outro dos diferenciais do estande serão os gêmeos digitais, uma tendência em expansão criada para facilitar e tornar mais ágil a inserção de lojas físicas no universo digital, principalmente no que se refere à tecnologia das coisas.
Serviço
O Show Rural Coopavel será de segunda a sexta-feira, 6 a 10 de fevereiro, com visitações das 8h às 18h, em Cascavel (Oeste do Estado). Nessa 35ª edição serão 600 expositores, expectativa de público de 300 mil pessoas e estimativa de negócios de R$ 3,5 bilhões. O acesso ao parque e a utilização de vagas de estacionamento são gratuitos.
Para mais informações, acesse as mídias sociais do evento e o portal de notícias www.showrural.com.br
Com Assessoria/Show Rural