Sonda espacial da Nasa coleta amostras na coroa solar pela primeira vez

Sonda espacial da Nasa coleta amostras na coroa solar pela primeira vez

Foto: Nasa

A sonda espacial Parker Solar Probe, da Nasa, voou na atmosfera superior do Sol, na coroa solar, e captou amostras de partículas e campos magnéticos. Com esta ação, a agência poderá fazer novas descobertas sobre a ciência solar.

De acordo com o administrador associado do Diretório de Missões Científicas na sede da Nasa, Thomas Zurbuchen, com as percepções mais aprofundadas sobre a evolução do Sol e seus impactos no sistema solar, também será possível aprendermos sobre a nossa própria estrela, assim como as demais do universo.

A Parker somente conseguiu chegar à coroa solar no dia 28 de abril, em sua oitava tentativa de aproximação, pois o local possui campos magnéticos muito fortes que dominam o movimento das partículas elétricas. De acordo com os cientistas, demorou alguns meses para se obter os dados registrados pela sonda e mais alguns meses para confirmá-los.

Mais perto do que nunca

Cada vez mais a ciência espacial se aproxima da atmosfera do Sol, com isso será possível realizar descobertas sobre as explosões solares e muito mais. Uma das pesquisas em desenvolvimento é a respeito do vento solar, pois no ano de 2019 a sonda Parker realizou registros de estruturas magnéticas em zigue-zague no vento solar que eram abundantes perto do Sol. E até o momento não foi identificado como e onde os  fluxos magnéticos se formavam e muitas das respostas poderão ser encontradas somente quando a área magnética do Sol for atingida pela sonda.

Esta primeira passagem pela coroa solar, que durou apenas algumas horas, é uma das muitas missões planeadas para a sonda Parker, que já investiga a estrela desde 2018.

E para janeiro de 2022, os cientistas esperam ver a Parker viajar cada vez mais perto do Sol.

Sair da versão mobile