O Sudoeste do Paraná está em alerta vermelho de risco climático, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, 3 de novembro.
Na verdade, o alerta também vale para áreas do Norte do Rio Grande do Sul e Centro-Oeste de Santa Catarina. Tudo por causa da previsão de chuva superior a 100 milímetros (mm) em 24 horas. Até a noite deste sábado (4), a previsão é que as chuvas passem de 200 mm nessas áreas.
“Ao longo do dia (até 14 h) choveu mais de 100 mm entre o oeste e o sudoeste do Estado (próximo ao rio Iguaçu)”, diz o meteorologista do Simepar Samuel Braun.
O alerta vermelho é o grau de risco mais elevado e revela grande perigo de ocorrências, como danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Desde a quinta-feira (2), com a intensificação da pressão atmosférica (alta pressão no oceano e baixa pressão se aprofundando no continente), os ventos aumentaram de intensidade na parte leste do estado e, principalmente, no litoral do Rio Grande do Sul.
O alerta do Inmet é que as rajadas de vento podem ficar acima de 80 quilômetros horários (km/h), eventualmente passando de 100 km/h no litoral sul do estado entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. E há possibilidade de queda de granizo.
A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, fez a previsão do tempo. “A frente fria vai se formar no decorrer dessa sexta-feira, ainda causando bastante estabilidade provocando bastante chuva, com volume ainda acima de 100 mm pontualmente, podendo ocorrer entre norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa frente fria avançará rapidamente, mas, ainda, poderá provocar bastante chuvas, com pancadas de chuva, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento. E não se descarta que, pontualmente, também ocorra a queda de granizo”.
Maringá
Em Maringá, a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) era de 20.2 mm para esta sexta-feira. No sábado, 4, e domingo, 5, sem possibilidade de chuvas.
“O eixo da frente fria continua deslocando-se gradualmente pelo Paraná, provocando tempestades, especialmente no norte pioneiro. Sistema frontal afasta-se em direção ao Sudeste do Brasil ao longo da tarde. No leste (RMC/praias), Campos Gerais e centro-sul a chuva é fraca/moderada. À noite, o tempo deve voltar a ficar estável em todos os setores, com temperaturas amenas”, diz o Simepar, para este sábado.
O tempo volta a ficar estável na maioria das regiões paranaenses. No oeste, sudoeste e centro-sul ainda pode ter um pouco mais de nebulosidade e não se descarta algum chuvisco ocasional (madrugada e manhã). “Ventos sopram com intensidade moderada, predominantes de sudoeste, nas regiões mais ao sul e leste do Estado. No amanhecer faz frio, principalmente na ‘metade sul’ paranaense, com temperaturas próximas ou pouco abaixo dos 10°C”.