Em 2024, a taxa de acidentes fatais cresceu na aviação mundial. Foram 244 fatalidades, na maioria colisões com a cauda e excursões de pista. Os números foram divulgados através do Relatório Anual de Segurança da Aviação da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA).
Sete acidentes fatais ocorreram em 2024 entre 40,6 milhões de voos. Esse número é maior do que o único acidente fatal registrado em 2023 e a média de cinco anos de cinco acidentes fatais.
A taxa de todos os acidentes foi de 1,13 a cada um milhão de voos (um acidente a cada 880 mil voos) foi melhor do que a média de cinco anos de 1,25, mas pior do que 1,09 registrada em 2023.
Em 2023 foram 72 fatalidades relatadas e a média de cinco anos de 144. O risco de fatalidade permaneceu baixo em 0,06, abaixo da média de cinco anos de 0,10, mas o dobro da taxa de 0,03 relatada em 2023. Em 2024 os acidentes mais comuns constatados foram colisões com a cauda e excursões de pista.
Acidentes e incidentes em zonas de conflito são considerados eventos relacionados à segurança e não estão inclusos no relatório. Embora não apareçam nos dados deste relatório de segurança, são uma das principais preocupações para a segurança da aviação, juntamente com os crescentes incidentes de interferência do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), e exigem coordenação global urgente.
A análise da IATA das investigações de acidentes de 2018-2023 revela que apenas 57% foram concluídas e publicadas conforme definido na Convenção de Chicago.