A Teoria do Big Bang

Como a Teoria Do Big Bang explica o Universo como o conhecemos?

A Teoria do Big Bang

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Teoria do Big Bang?

Como o nosso Universo foi criado? De onde ele veio?  E o que acontecerá com ele daqui a alguns anos? Essas são as questões que têm intrigado filósofos e estudiosos desde o início dos tempos, assim criaram-se inumeras teorias para explicar o universo que vemos hoje. A mais bem sucedida neste sentido entre cientistas, astrônomos e cosmologos é que o Universo como o conhecemos foi criado em uma explosão massiva que não apenas criou a maior parte da matéria, mas também as leis físicas que o governam e que se encontra em em constante expansão. Essa é a Teoria do Big Bang. Mas o que significa isso exatamente?

O que é a Teoria do Big Bang

A Teoria do Big Bang fundamenta-se em hipóteses bem triviais. Em suma, a hipótese do Big Bang afirma que toda a matéria atual e passada do Universo passou a existir ao mesmo tempo, cerca de 13,8 bilhões de anos atrás. Nessa época, toda a matéria estava compactada em uma pequena região do espaço tempo, com densidade infinita e calor intenso, chamada de Singularidade. De repente, a Singularidade começou a se expandir e com o tempo gerou o universo como conhecemos.

Embora esta não seja a única teoria moderna de como o Universo esta é a teoria mais aceita, uma vez que o modelo não apenas explica a origem de toda matéria conhecida, as leis da física e a estrutura em grande escala do Universo, mas também explica a expansão do Universo e uma ampla gama de outros fenômenos.

Como aconteceu

A cerca de 13,8 bilhões de anos sendo, portanto, a idade mais aceita do universo. Por meio do teste de princípios teóricos, análise de dados, experimentos envolvendo aceleradores de partículas e estados de alta energia e estudos astronômicos que observaram o universo profundo, os cientistas sintetizaram uma linha do tempo de eventos que começaram com o Big Bang e levaram ao estado atual do Universo. Obviamente não é possível reproduzir o Big Bang em laboratório, porém podemos realizar experimentos em menor escala.

No entanto, os primeiros instantes do Universo, na casa muito abaixo de milionésimos de segundos após o Big Bang(tradução: Grande Explosão) acredita-se que devido as condições extremas de energia e densidade, as leis físicas sofreram uma modificação drástica, não sendo possível avaliar portanto com precisão.  Uma vez que os experimentos que podem criar os tipos de energia envolvidos ainda não foram realizados. Ainda assim, muitas teorias prevalecem sobre o que aconteceu nesse instante inicial no tempo, muitas das quais são compatíveis.

O que a Teoria do Big Bang nos diz sobre a evolução do universo?

Ela nos diz que posteriormente aos instantes “caóticos” iniciais, o Universo encontra-se em constante expansão, sendo que com o decorrer do tempo cada vez mais continua a se expandir, e se transformando no Universo que conhecemos hoje.

Outras teorias associadas ao Big Bang

Hoje, existe uma teoria que é bem vista aos olhos dos cientistas e pesquisadores chamada Teoria do “Big Crunch”(tradução: Grande Colapso), que em suma deriva da Teoria do Big Bang e nos diz que se o Universo encontra-se em expansão, um dia ele deverá retornar ao seu ponto inicial sofrendo uma contração.

Conclusão

A Teoria do Big Bang explica “boa parte” do Universo que conhecemos hoje, porém as velhas questões, de onde viemos? Para onde vamos? O que existia antes do Big Bang? Bem ainda, não temos a resposta exata a essa questão e nem algumas outras sobre a existência do Universo e do ser Humano.

Para mais informações sobre a “Teoria do Big Bang” e outras teorias acesse(Inglês): https://phys.org/

Para mais assuntos em Geral, curiosidades notícias de esportes, política, saúde…: https://omaringa.com.br/ultimas-noticias/

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile