Você liga os faróis do seu veículo em dias chuvosos?

Uso de faróis são essenciais em dias de chuva, alerta gerente de Trânsito - Foto: Ilustrativa/Freepik

Fique atento na combinação, direção e chuva, pois além de causar riscos a você e aos demais condutores, os faróis desligados mesmo durante o dia podem acarretar infração. Leia também ações de educação no trânsito.

Em dias de chuva e/ou nublados, vemos rotineiramente no trânsito maringaense muitos motoristas com os faróis de seus veículos desligados. A orientação visando a segurança de todos que estão em seus veículos, pedestres e demais pessoas, é, mesmo que durante o dia, ligar os faróis, permitindo assim a melhor e fácil visualização.

Minha Página AMP

É o que destaca o gerente de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Rafael Martins. “O próprio Código de Trânsito Brasileiro já prevê infração para aqueles que não tomarem os cuidados básicos e necessários para ter um trânsito seguro. Ligar os faróis é imprescindível”.

Martins destaca que reduzir a velocidade em dias de chuva, acionar o limpador de para-brisa e ligar os faróis em dias nublados e chuvosos são medidas que ajudam muito a segurança no trânsito. Ele explica ainda que durante o mês está sendo realizada intensificação de ações buscando reduzir os acidentes em Maringá com o Maio Amarelo. “Distribuição de materiais, palestras em eventos e outras campanhas estão em andamento, além das que normalmente já realizamos durante o ano”.

 

Educação no trânsito

A Prefeitura de Maringá, juntamente com a Semob, tem em andamento mais de dez projetos de educação no trânsito com o intuito principal de salvar vidas, entre eles três para crianças. “Desde 2019, tivemos a inclusão da matéria ‘Educação no Trânsito’ na grade extracurricular dos alunos dos Cmeis e de lá para cá zeramos o número de óbitos de crianças por sinistro de trânsito”, cita o gerente da Semob.

Com essas e outras medidas, como projetos para adolescentes, adultos, idosos e cursos de pilotagem defensiva para os motociclistas, houve uma queda de 30% de mortes no trânsito de Maringá em 2024 em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Estado

No Paraná, a Secretaria da Segurança Pública informa que promove ações educativas e ostensivas com reforço do policiamento nas ruas buscando reduzir o número de acidentes de trânsito. Neste mês foi realizado o lançamento da Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito, que conta também com representantes municipais e federais.

E também a realização de campanhas educativas, a fiscalização mais rigorosa das leis de trânsito e o fortalecimento das medidas de segurança

A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está atuando em ações com foco em motociclistas. “Os motociclistas envolvidos em sinistros de trânsito estão bastante vulneráveis. A ação conjunta entre o Estado, município e órgãos federais visa a sensibilização da importância do tema”, disse o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

 

Sair da versão mobile