Governo brasileiro critica plano israelense de ocupação da Faixa de Gaza — Agência Gov

“O Brasil exorta Israel a abster-se da implementação do referido plano”, diz trecho de nota expedida pelo Itamaraty. Governo destaca que “presença continuada” de Israel em Gaza fere direito internacional

Minha Página AMP

Na manhã desta quinta (8), o Ministério das Relações Exteriores emitiu nota sobre os mais novos desdobramentos do conflito na Faixa de Gaza:

“O governo brasileiro expressa grave consternação com a aprovação, em Israel, de plano de expansão da ofensiva militar na Faixa de Gaza e estabelecimento de presença continuada naquele território, em desrespeito ao direito internacional.

Tendo em vista que uma escalada militar poderá prejudicar as negociações para cessação das hostilidades e liberação dos reféns, o Brasil exorta Israel a abster-se da implementação do referido plano.

Qualquer operação israelense que resulte no deslocamento de civis agravaria, ainda mais, a trágica situação humanitária, assim como o quadro de mortes e destruição no Estado da Palestina.

O Brasil recorda a obrigação de Israel de garantir prestação continuada de serviços básicos e assistência humanitária na Faixa, e renova seu apelo em favor do ingresso desimpedido de suprimentos essenciais em Gaza.”

Leia também:
Em reunião do Brics, Mauro Vieira diz que bloco tem ‘posição única’ para promover paz

Fonte: Agência Gov

Sair da versão mobile