Evento tem como foco a troca de experiências para fortalecer ações voltadas à construção da cultura de paz
Representantes de diversos segmentos religiosos das cidades de Londrina e Maringá se encontram nesta quinta-feira (13), às 19 horas, na sede da Associação Médica de Londrina (AML), para trocar experiências e dialogar em torno do tema “A Unidade na Diversidade e a Construção da Cultura de Paz”. No evento, o Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) de Londrina, receberá o GDI de Maringá, que participará com mais de dez pessoas das religiões budista, candomblé, espírita, evangélica, muçulmana e Religião de Deus (LBV). O endereço da atividade é a Avenida Harry Prochet, 1.055.
Após a recepção dos convidados, que terá início às 18 horas, será realizado um momento de conversa, perguntas e respostas envolvendo os grupos. Mais tarde, por volta das 20h30, haverá confraternização para o encerrar as atividades, que são abertas à comunidade.
Entre os órgãos que articularam a formação do GDI de Londrina, que está no seu terceiro ano de atividades, estão o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), a ONG Londrina Pazeando e a Associação Médica de Londrina. Já participaram das reuniões líderes e membros de mais de 30 instituições locais, incluindo igrejas, associações, congregações, conselhos, movimentos populares e outras entidades.
O secretário do Compaz, Charleston Luiz da Silva, disse que o encontro será importante para fortalecer e democratizar os diálogos envolvendo diferentes religiões. “Será uma ótima oportunidade de intercâmbio junto ao GDI de Maringá, que atua há 15 anos e irá compartilhar sua experiência de trabalhos promovidos ao longo desse período. A partilha de ideias e a diversidade de pensamentos proporcionam a aproximação entre os representantes religiosos ao estimular a cultura de paz, o respeito e a tolerância entre todos os grupos. Todos serão muito bem-vindos e tenho certeza que será um evento muito produtivo”, destacou.
Ainda segundo Charleston, entre os trabalhos desenvolvidos pelo GDI de Londrina está o encontro Londrina Religiões Unidas pela Paz e em Prol da Tolerância Religiosa, que ocorre anualmente na Concha Acústica e terá sua 4ª edição em janeiro de 2019. Além disso, a agenda conta com reuniões a cada cerca de 60 dias, onde as instituições apresentam suas propostas e ações realizadas em Londrina, eventos coletivos que envolvem bate-papos, abraços pela paz, doação de sangue, mobilizando vários segmentos.
Mais informações sobre a agenda do GDI Londrina podem ser acessados nos endereços www.aml.com.br/amlnovo/gdi/index.php e http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/home/1176-2018-11-17-13-06-28
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá