O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja de tempestade para o Rio Grande do Sul entre domingo, 1º de dezembro, e segunda-feira, 2 de dezembro. De acordo com o órgão, há risco de chuvas intensas, ventos fortes, queda de granizo e incidência de raios.
O primeiro alerta entra em vigor às 8h deste domingo (1º) e vai até 9h de segunda-feira (2). Ele abrange as regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Central, Vales, e Grande Porto Alegre, além de partes do Noroeste, Norte, Serra Gaúcha e Litoral Norte. O Inmet prevê temporais com até 100 mm de chuva acumulada, ventos fortes com rajadas entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O órgão alerta para os riscos de falta de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos nas áreas afetadas.
O segundo alerta laranja também aponta os mesmos riscos, mas é válido para a região Noroeste, Norte, Serra Gaúcha e Litoral Norte, com vigência entre 12h e 23h59 de domingo (1º).
Além do alerta do Inmet, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma advertência sobre a formação de tempestades, com chuvas fortes, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Também foi emitido um alerta hidrológico para todas as bacias hidrográficas do Estado, com risco de elevação de córregos, arroios e rios de menor porte, afetando áreas ribeirinhas e próximas aos corpos d’água.