Notícias em Destaque
Inscrições para formação de cooperativas de reciclagem abrem nesta sexta, 19
Estarão abertas nesta sexta, 19, as inscrições para curso que orientará os participantes para a criação e gestão de cooperativas de reciclagem. A capacitação terá início em 10 de novembro e término no dia 8 de dezembro. São 40 vagas destinadas exclusivamente a famílias de baixa renda (maiores de 18 anos).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 3222-8995 (ARPSOL) e 3263-4887 (ARAS CARITAS Maringá). É necessário nome completo, documentos pessoais (RG e CPF) e número do Cadastro Único.
A capacitação conta com cinco encontros sobre as fases de constituição de cooperativas; regularização administrativa, ambiental, jurídica e contábil; contratos de prestação de serviços e entes envolvidos na gestão de resíduos sólidos recicláveis; gestão comercial e de fluxo de produção.
O curso será realizado aos sábados, das 13h30 às 17h40, na UEM (Bloco J 12, Sala 2), nos dias 10, 17, 24 de novembro e 1º e 8 de dezembro. Terá como ministrantes profissionais da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) e Associação de Reciclagem Popular e Solidária.
A diretora de Cooperativas de Reciclagem da Secretaria de Serviços Públicos, Aline Gava, lembra que o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos deve priorizar a participação de cooperativas de materiais recicláveis. O resíduo sólido reutilizável e reciclável é um bem econômico dotado de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania, destaca, lembrando que ao longo da capacitação os participantes poderão desenvolver a constituição de uma cooperativa.
Atualmente o município conta com seis cooperativas, 150 associados, formadas por famílias de baixa renda. A administração municipal disponibiliza barracões para os cooperados que triam e separam os recicláveis, comercializando com empresas especializadas em fabricar produtos a partir desses materiais.
Além do faturamento com a venda de materiais às empresas especializadas, as cooperativas recebem da Prefeitura R$ 203,99 por tonelada separada. Os valores são rateados entre os cooperados que em alguns casos obtiveram R$ 2,5 mil de renda mensal.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Ederlei Alkamim, lembra que a administração quer ampliar o número de cooperativas e oportunizar empregos. A renda de muitas famílias depende da coleta seletiva. Esse curso, em um momento de crise e desemprego, pode ser uma grande oportunidade que ao mesmo tempo reduz gastos com aterro de materiais recicláveis e evita a poluição e contaminação do meio ambiente, afirma.
Saiba mais sobre o curso pelos telefones 3222-8995 (ARPSOL) e 3263-4887 (ARAS CARITAS Maringá)
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá