Inscrições para formação de cooperativas de reciclagem abrem nesta sexta, 19

Notícias em Destaque

Inscrições para formação de cooperativas de reciclagem abrem nesta sexta, 19

Estarão abertas nesta sexta, 19, as inscrições para curso que orientará os participantes para a criação e gestão de cooperativas de reciclagem. A capacitação terá início em 10 de novembro e término no dia 8 de dezembro. São 40 vagas destinadas exclusivamente a famílias de baixa renda (maiores de 18 anos).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 3222-8995 (ARPSOL) e 3263-4887 (ARAS CARITAS Maringá). É necessário nome completo, documentos pessoais (RG e CPF) e número do Cadastro &Uacutenico. 
A capacitação conta com cinco encontros sobre as fases de constituição de cooperativas; regularização administrativa, ambiental, jurídica e contábil; contratos de prestação de serviços e entes envolvidos na gestão de resíduos sólidos recicláveis; gestão comercial e de fluxo de produção.
O curso será realizado aos sábados, das 13h30 às 17h40, na UEM (Bloco J 12, Sala 2), nos dias 10, 17, 24 de novembro e 1º e 8 de dezembro. Terá como ministrantes profissionais da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) e Associação de Reciclagem Popular e Solidária.
A diretora de Cooperativas de Reciclagem da Secretaria de Serviços Públicos, Aline Gava, lembra que o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos deve priorizar a participação de cooperativas de materiais recicláveis. “O resíduo sólido reutilizável e reciclável é um bem econômico dotado de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”, destaca, lembrando que ao longo da capacitação os participantes poderão desenvolver a constituição de uma cooperativa.
Atualmente o município conta com seis cooperativas, 150 associados, formadas por famílias de baixa renda. A administração municipal disponibiliza barracões para os cooperados que triam e separam os recicláveis, comercializando com empresas especializadas em fabricar produtos a partir desses materiais.
Além do faturamento com a venda de materiais às empresas especializadas, as cooperativas recebem da Prefeitura R$ 203,99 por tonelada separada. Os valores são rateados entre os cooperados que em alguns casos obtiveram R$ 2,5 mil de renda mensal.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Ederlei Alkamim, lembra que a administração quer ampliar o número de cooperativas e oportunizar empregos. “A renda de muitas famílias depende da coleta seletiva. Esse curso, em um momento de crise e desemprego, pode ser uma grande oportunidade que ao mesmo tempo reduz gastos com aterro de materiais recicláveis e evita a poluição e contaminação do meio ambiente”, afirma.
Saiba mais sobre o curso pelos telefones 3222-8995 (ARPSOL) e 3263-4887 (ARAS CARITAS Maringá) 

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile