A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu nesta quinta-feira o presidente de sua 78ª sessão que começa em setembro. Dennis Francis é de Trinidad e Tobago e assume o cargo representando os países da América Latina e Caribe.
O diplomata possui cerca de 40 anos de carreira. Ele disse que assumirá o comando do órgão priorizando temas como paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade, especialmente questões climáticas.
Promovendo um diálogo significativo
Francis apontou outros temas prioritários como encorajar e facilitar o diálogo significativo. O presidente eleito adicionou que espera criar “uma atmosfera renovada de conciliação, cooperação e compromisso compartilhado para enfrentar os muitos desafios e aproveitar todas as oportunidades”.
Ele também falou sobre o papel proeminente da educação em sua vida e carreira e defendeu a necessidade de garantir que todas as pessoas tenham a chance de aprender, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pedem o fim da pobreza extrema e outras privações, por meio de 2030.
A Assembleia Geral é composta por todos os 193 Estados-membros da ONU, todos com direito a voto igual. Suas funções incluem nomear o secretário-geral das Nações Unidas, sob recomendação do Conselho de Segurança, e aprovar o orçamento anual da Organização.
Momento desafiador
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que sua liderança chega em um momento profundamente desafiador para humanidade, com conflitos e caos climático, aumento da pobreza, fome e desigualdade, desconfiança e divisão.
O líder da organização disse que o novo presidente também traz uma perspectiva crítica, já que muitas questões abordadas na Assembleia Geral, como a mudança climática e o atual sistema financeiro global, atingem mais duramente os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, como Trinidad e Tobago.
Fechamento da 77ª sessão
O atual presidente, Csaba Korosi, parabenizou o candidato eleito e afirmou que ele traz a casa quase 40 anos de experiência no serviço diplomático em seu país.
Korosi destacou que nos próximos 100 dias antes do fim de seu mandato seguirá promovendo o uso da ciência para uma transformação sustentável, especialmente com as preparações da Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Semana de Alto Nível, em setembro.
O atual presidente da Assembleia Geral também pediu ação sobre as mudanças de jogo elaboradas pela Conferência da Água da ONU para dar respostas e soluções para a crise da água em desenvolvimento.
Carreira
Dennis Francis é atualmente o embaixador de Trinidad e Tobago na ONU. O representante permanente teve uma carreira diplomática que se estende por quase quatro décadas. Nesse período, ocupou o cargo de embaixador por 18 anos consecutivos até sua aposentadoria compulsória em 2016, sendo o mais experiente do país nessas funções.
Antes de deixar o cargo de diretor de Relações Multilaterais, atuou como assessor sênior do Ministro das Relações Exteriores em assuntos multilaterais, incluindo mudanças climáticas e negociações para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que contém as metas globais.
Fonte: Organização das Nações Unidas