Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública neste sábado (8) revelaram que 194.331 migrantes chegaram ao Brasil no último ano. O levantamento também apontou que quase cinco milhões de brasileiros vivem fora do país.
Os venezuelanos foram a principal nacionalidade entre os migrantes recebidos, totalizando 94.726 pessoas acolhidas por meio da Operação Acolhida. Somente em dezembro, mais de 5,8 mil venezuelanos entraram no Brasil, principalmente pela fronteira de Pacaraima, em Roraima.
No final do ano, um bloqueio temporário de repasses dos Estados Unidos paralisou, por um dia, as atividades da Organização Internacional para Migrações (OIM) na região. Diante dessa situação, o governo federal assumiu, provisoriamente, o financiamento das operações para garantir a continuidade da assistência.
“As autoridades brasileiras estão mobilizadas e seguem em tratativas para reduzir os impactos da ausência das equipes da OIM na operação logística e na gestão de abrigos. Entre as ações emergenciais estão a realocação de servidores das áreas de saúde, assistência social, da Polícia Federal e da Defesa para manterem, em caráter emergencial, as atividades essenciais”, afirmou o governo.
Cresce o Número de Pedidos de Refúgio no Brasil
Além do aumento da migração, o país também registrou mais de 68 mil solicitações de reconhecimento da condição de refugiado em 2024. Desse total, 13.632 já foram aprovadas, enquanto 28.890 foram arquivadas e 24.887 extintas.
A Venezuela lidera as nacionalidades entre os refugiados reconhecidos, com 12.726 casos. Em seguida, aparecem cidadãos do Afeganistão (283) e da Colômbia (121).
Quase 5 Milhões de Brasileiros Vivem no Exterior
O levantamento também indicou que mais de 4,9 milhões de brasileiros residem fora do país, com os principais destinos sendo a América do Norte (2,26 milhões de pessoas) e a Europa (1,67 milhão). Os Estados Unidos abrigam a maior comunidade brasileira no exterior, com 2,08 milhões de residentes, seguidos por Portugal, que conta com 513 mil brasileiros.