O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, abre esta quinta-feira com o presidente da França, Emmanuel Macron, uma cimeira com líderes internacionais, em Paris.
Cerca de 50 chefes de Estado e de governo participam na Cúpula para o Novo Pacto de Financiamento Global.
Reformas ambiciosas
As discussões envolverão reformas na arquitetura financeira internacional, alívio da dívida, acesso à liquidez, bem como a necessidade urgente de ação e justiça climática, como informou o porta-voz de Guterres, Farhan Haq.
Ele disse que o secretário-geral da ONU apresentará propostas de um estímulo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. A finalidade é melhorar o apoio às economias em desenvolvimento e emergentes e promover a retomada o rumo para o alcance das metas globais. Na quarta-feira, Guterres e o presidente Macron discutiram a guerra na Ucrânia, a situação no Sahel, a crise e os efeitos do conflito no Sudão.
A Cúpula para o Novo Pacto de Financiamento Global pretende gerar “novos consensos” em relação a tópicos como combate à pobreza, redução das emissões e proteção do planeta.
Promover inovações em empréstimos
Uma das propostas é a tributação do transporte marítimo, dos combustíveis fósseis ou de transações financeiras.
O evento pretende ainda promover inovações em empréstimos e uma reformulação na ação de instituições como o Fundo Monetário Internacional, FMI, e o Banco Mundial.
Ainda na quinta-feira, Guterres participa de um evento que debaterá a situação mundial com estudantes, ex-alunos e acadêmicos da Universidade Sciences Po.
Fonte: Organização das Nações Unidas