Entenda sobre a guerra da Rússia x Ucrânia

Como surgiu Kiev, sua história de invasões até os dias de hoje

Guerra: Russia x Ucrania

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Entenda toda a história da guerra entre a Rússia x Ucrânia.

 

HISTÓRIA DO SURGIMENTO DE KIEV

As primeiras povoações registradas na região que moravam por ali, porém nenhuma delas tinha o domínio, por volta do século V com a chegada dos Vikings ouve uma influência vindo do norte, do Cristianismo chegado de Bizâncio. Pela lenda regional falam sobre a tribo de “Kyi”, a palavra Kiev traduz “pertence a Kyi”, foi a cidade que mais desenvolveu. Assim o território da Ucrânia entre século IX a XIII fazia parte da “Rus de Kiev” que sempre era dominado por reinos: Reino da Polônia, império Otomano, império austríaco e o Russo.

A cidade foi massacrada pelo império de GendisKhan, liderado por Batu Cã em 1240, com a queda desse império a cidade de Kiev passou por domínio Lituânio, polonês, russos. Entre os séculos XVIII e XIX a cidade foi dominada pelas autoridades militares e eclesiásticas russas, com isso houve muita migração russa para o local e construíram um enraizamento cultural.

Em 1922 oeste foi de domínio da Polônia e o sul da Rússia. Entre 1939-42 (segunda guerra mundial), a Ucrânia ficou de domínio da União soviética. A região da Criméia foi passada para Ucrânia em 1954.

DA GUERRA FRIA A GUERRA DA CRIMÉIA

George Friedman (Geopolitical Futures) mensiona que a Ucrânia sempre foi mal tratado pela política da Rússia, no período da guerra fria, a Ucrânia morreu mais de 3 milhões de pessoas por fome, pois a Rússia obrigou que sua produção de comida fosse exportada não importando com as necessidades básicas do povo da Ucrânia.

OTAN

A OTAN foi criada em 1949 com o intuito do EUA ter a liberdade de poder auxiliar com armas. Enquanto em 1991 a URSS entra em decadência e veêm seus paises aliados voltando a serem independentes, a Rússia vê a OTAN crescendo sob os países da europa. Em 2012 a Ucrânia começou a se reunir com líderes da união européia para tentar aumentar suas relações economicas com a europa e isso incomodou Putin (líder da Russia). Com o crescimento da OTAN sob os países leste europeu chegando a países vizinhos da Ucrânia , fez com que Putin se sentiu ameaçado e não aceita ser ameaçado com o território ucraniano, pois a Rússia considera a Ucrânia como país parceiro e não aceita perder este parceiro.
Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia para reaver o estado da Criméia, voltando a fazer parte da Rússia. A união européia fizeram algumas restrições econômicas com a Rússia, tentou vários tratados para que a Rússia pudesse sessar fogo contra a Ucrânia. Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas devido os conflitos. Ainda teve um avião, da Malasia Air Lines que foi atingido por um míssel russo e acabou matando 300 pessoas. Os laços entre Rússia e a Ucrânia são estreitos, pois suas culturas, laços étnicos e suas culturas são parecidas, assim parte da população da Ucrânia se vêem como parte da Rússia.

TRATADO DE DESARMAMENTO NUCLEAR UCRANIANO

Em 1991 a Ucrânia fez um plebicito para saber se a população gostaria de se separar da Rússia e mais de 90% da população votaram a favor da separação. A Ucrânia chegou a ser a 3ª maior potência nuclear do mundo. Mas não tinha dinheiro para fazer manutenção. No dia 05 de dezembro de 1994 a união européia, EUA e a Rússia assinaram um contrato para que a Ucrânia destruíssem todo o armamento nuclear com bom incentivo financeiro (para salvar a economia interna), em troca que a Rússia nunca invadissem território ucraniano. A pergunta que especialistas de geopoliticas fazerm é: “A Rússia invadiria a Ucrânia se ainda tivesse as suas ogivas nucleares?”. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quer auxilio militar da OTAN devido o tratado realizado e assinado por todos em 1994, a OTAN diz não poder ajudar porque no regulamento não pode entrar país em guerra, a Ucrânia já estava em guerra separatistas e ao entrar, todos os membros da OTAN teriam que enviar tropas.


Fonte: Memorando de Budapeste, 1994.

GASODUTO

A Rússia fez um gasoduto (Nord Stream I) que passa pela Ucrânia e gera uma receita cerca de U$1 Bilhão/ano. Mas a Rússia esta terminando de construir segundo gasoduto (Nord Stream II) que passa pelo mar do norte, assim evitará de pagar a taxa para a Ucrânia.

ARMAMENTOS

EUA não entrou no conflito, por enquanto se mantém apenas com restrições comerciais com a Rússia, assim como a união européia, incluindo até mesmo a Suíça que não se posicionava em guerras a anos e esta a favor da Ucrânia, com boicotes contra a Rússia. Os armamentos da Rússia e da China não são espostos, assim a população não sabe a potência, velocidade ou potência de suas bombas.

ATUALMENTE

A Rússia iniciou com ataques na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, com poucos dias de ataque, as tropas russas avançam para capital Kiev (Ucrânia), pois a diferença de poder bélico Rússo é muito superior. Putin exige que o presidente (Volodymyr Zelensky) da Ucrânia acabe com seu próprio exército, nunca entre em blocos econômicos, reconhecer que a criméia como território Rússo e reconhecer que as cidades Donetsk e Luhansk são independentes e não mais territórios Ucranianos. Até o momento 2,3 milhões de pessoas tiveram que fugir da Ucrânia. De 2014 para cá, já morreram 14 mil pessoas com essa guerra.

SANÇÕES APLICADAS A RÚSSIA

Sanções (ações punitivas) foram aplicadas contra a Rússia por conta de suas atitudes de guerra, como forma de protesto. Os principais países que estão aplicando as sanções são: EUA, união européia, Japão, Austrália e Canadá.
As sanções são: Proibição de aéronaves russas nos EUA e união européia. A Rússia não esta mais no sistema de telecomunicações, financeiras e também restrições comerciais (importações e exportações). Com estas restrições fazem com que milionários russos que moram em outros países europeus têm sesus bens congelados, como aconteceu com o presidente do Chelsea, Roman Abramovich, não conseguirá mais vender entradas, camisetas e qualquer outro negócios financeiros com o time inglês. Além disso tem a FIFA que excluiu a seleção Russa das eliminatória da copa do Catar 2022, disputaria contra a Polônia que acabou passando de fase sem disputar.

REFERENCIAS

BBC new Brasil
TV Bandeirantes
Canal GeoBrasil
Infopédia.pt

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile